campa-insta


Acne é uma doença inflamatória e tem cura

Compartilhar no WhatsApp!
Os hormônios sexuais são os principais responsáveis pelo surgimento da acne, que podem comprometer a autoestima e a qualidade de vida de uma pessoa

(Foto: Getty Images)
 Para quem tem acne, o importante é em nenhuma hipótese, manipular (“cutucar, espremer”) as lesões porque isso pode levar à infecção, inflamação e cicatrizes graves
Com a chegada do verão a acne tende a ficar mais evidente devido ao uso inadequado de produtos como, por exemplo, um protetor solar não indicado para determinado tipo de pele, oleosidade e exposição ao sol em excesso. Muito mais frequente em adolescentes, pode surgir também em adultos, principalmente em mulheres. Além do incômodo das lesões, as espinhas podem comprometer muito a autoestima e a qualidade de vida de uma pessoa.

De acordo com a Dra. Simone Neri, dermatologista da Clínica Medcin, normalmente, os principais responsáveis pelas alterações das características da pele, assim como pelo surgimento da acne são os hormônios sexuais, que começam a serem produzidos na puberdade. As lesões aparecem com mais frequência na face, mas também podem ocorrer nas costas, ombros e peito.

Em adultos, o surgimento da acne ainda pode estar relacionado a situações de estresse ou ao período menstrual, bem como, o uso de alguns medicamentos como corticoides, vitaminas do complexo B, contato com óleos, graxas ou produtos gordurosos.

“A acne não é contagiosa e não está relacionada à “sujeira” da pele ou do sangue. Trata-se de um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. O tratamento dessa inflamação vai variar de acordo com a gravidade, a localização e em função de características individuais. Há opções tanto de terapia local, quanto por via oral, ou a combinação de ambas. A limpeza de pele, quando bem indicada pelo dermatologista, e bem executada por esteticista treinado, pode ser um ótimo complemento do tratamento das espinhas. Outros procedimentos como peelings químicos, terapias de luz, laser, também podem ser coadjuvantes no tratamento”, explica a Dra. Simone Neri.

O ideal é a acne ser tratada o mais cedo possível porque é uma doença que pode ser controlada e até mesmo curada. Para quem tem acne, o importante é em nenhuma hipótese, manipular (“cutucar, espremer”) as lesões porque isso pode levar à infecção, inflamação e cicatrizes graves.

Prevenção

Se você ainda não tem acne e deseja passar longe dessa inflamação, a prevenção começa com higiene adequada da pele. O uso de um sabonete ou produto de limpeza indicado especialmente para pele oleosa é um bom começo, mas lembre-se, a limpeza excessiva também é prejudicial à pele como um todo (causando irritação) e podendo piorar as lesões. Também deve-se evitar cosméticos que aumentem a oleosidade.

A acne tem forte componente genético, e não se relaciona diretamente com a alimentação. “Apesar de vários tabus, não é necessária nenhuma dieta ou restrição alimentar para o tratamento ou prevenção da acne. As pessoas com a inflamação podem se expor ao sol de maneira cuidadosa, racional e orientada, já que as lesões até podem melhorar após no início da exposição solar, porém, essa melhora é apenas temporária e a exposição exagerada só vai piorar do quadro. Atenção! Acne é uma doença, e como tal, e deve ser tratada por um médico especialista: o dermatologista”, diz a Dra. Simone Neri.

Fonte: Six Bureau de Comunicação
Acne é uma doença inflamatória e tem cura Acne é uma doença inflamatória e tem cura Reviewed by Redação on 1/04/2019 05:08:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-