campa-insta


Glaucoma pode ser identificado pelo jeito que vemos TV, mostra pesquisa

Compartilhar no WhatsApp!
No mundo todo, 67 milhões de pessoas sofrem da doença, embora metade delas nem desconfie que esteja perdendo a visão aos poucos

(Foto: Getty Images)
Pesquisadores descobriram que poderiam identificar doenças oculares
– como o glaucoma – mapeando os movimentos dos olhos dos
 pacientes enquanto assistem TV
O modo como nossos olhos respondem ao estímulo visual da TV dá sinais de uma das principais causas de cegueira no mundo todo, o glaucoma. Milhares de pessoas continuam sem diagnóstico, apesar de ter a doença. Pesquisadores da City University, em Londres, descobriram que poderiam identificar doenças oculares – como o glaucoma – mapeando os movimentos dos olhos dos pacientes enquanto assistem filmes.

Como no Reino Unido há pelo menos 500 mil pessoas que nem se dão conta de ter a doença, esse tipo de estudo pode ser útil para aumentar a quantidade de diagnóstico precoce, a tempo de preservar a visão. No mundo todo, inclusive, 67 milhões de pessoas sofrem de glaucoma, embora metade delas nem desconfie que esteja perdendo a visão aos poucos, de forma silenciosa.

Publicado no jornal Frontiers in Aging Neuroscience, o estudo avaliou dois grupos. Um deles, formado por 32 pessoas mais velhas com boa visão. No outro, 44 pacientes com diagnóstico clínico de glaucoma. Todos os participantes assistiram a três filmes em formato de TV num computador, enquanto cada movimento de seus olhos era registrado – principalmente a direção para onde estavam olhando –, gerando mapas que possibilitaram uma nova forma de cruzar informações e diagnosticar o glaucoma. Infelizmente, muitas daquelas pessoas com ‘visão boa’ não perceberam quando começaram a perder visão periférica – o que é muito mais comum na terceira idade.

De acordo com Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos (São Paulo), o glaucoma está relacionado com a pressão ocular. “Quanto maior a pressão do olho, maior também é a chance de ocorrer lesão do nervo óptico e consequente perda do campo visual. Essa doença faz com que as fibras do nervo óptico sejam danificadas lenta e progressivamente, criando pontos cegos que não podem ser recuperados. O que torna essa doença bastante perigosa é que, no início, ela é bastante sutil. O paciente acredita firmemente que tem boa visão e não percebe que não enxerga mais 100%”.

Neves alerta para a importância dos exames regulares de visão. “Uma pessoa pode perder até 40% da sua visão antes de realmente se dar conta de que há algo de errado e procurar um oftalmologista. Quando isso acontece, geralmente a visão já está deteriorada de tal forma que não tem volta. Por isso, exames regulares são a única forma de detectar precocemente o glaucoma. Assim como quem sofre de hipertensão toma remédios continuamente para preservar a saúde do coração, também quem tem pressão ocular elevada deve encarar o fato como um risco sobre o qual podemos atuar, preservando a visão por mais tempo”.

O especialista afirma que, além do fator hereditário, determinados grupos são mais suscetíveis à perda de visão. “Pessoas com mais de 40 anos; afrodescendentes dos países latino-americanos; portadores de alta miopia; diabéticos e pacientes que já sofreram traumas oculares e intraoculares são mais suscetíveis a desenvolver glaucoma. Vale ressaltar que, enquanto o glaucoma de ângulo aberto é mais comum e está muito relacionado com o processo de envelhecimento, o glaucoma de ângulo fechado costuma ocorrer quando a pressão do olho aumenta rapidamente, de uma hora para outra, causando visão embaçada ou perda súbita de visão, dor forte no olho, dor de cabeça, halos ao redor de luzes e incômodos como náuseas e vômitos. Como esses sintomas podem ser facilmente confundidos com os de enxaqueca, é fundamental que o paciente verifique se os olhos estão vermelhos. Em caso afirmativo, deve procurar um oftalmologista com urgência”, alerta Renato Neves.

Fonte: Press Página
Glaucoma pode ser identificado pelo jeito que vemos TV, mostra pesquisa Glaucoma pode ser identificado pelo jeito que vemos TV, mostra pesquisa Reviewed by Redação on 8/09/2016 06:20:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-