campa-insta


Mudanças climáticas afetam a Ilha de Marajó

Compartilhar no WhatsApp!
 
99 mil moradores na região já foram afetados pelo fenômeno
 
A subida do nível do mar tem causado perdas de terras Ilha do Marajó (PA), maior ilha fluviomarinha do mundo. Apenas no século XX o mar subiu aproximadamente 25 centímetros , causando preocupação para a população local. A estimativa é que no século XXI, devido às mudanças climáticas, esse processo seja acelerado.
 
Dos cerca de 250 mil habitantes, 99 mil são afetados diretamente ou indiretamente pelo fenômeno, praias e bairros estão desaparecendo. Atividades econômicas primordiais da população como agricultura, turismo, pesca e transportes estão em risco.
 
Pensando em soluções que diminuam o impacto negativo e ajudem os moradores da região, a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), organismo intergovernamental que reúne oito países da Bacia Amazônica, junto com pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), desenvolveu um estudo sobre a dinâmica da costa norte da ilha de Marajó que identificou a mudança e dinâmica dos limites estuarinos do Amazonas.
 
A partir do estudo, a Organização está produzindo um material educativo para a população local e formulando estratégias para um deslocamento dos moradores das áreas com risco de perda de terra.
 
As potenciais ameaças, alertadas pelo estudo, são: impactos socioeconômicos, como a perda de casas, destruição de Infraestrutura urbana e rural, a migração populacional, cheias de sítios arqueológicos, perda de terra, áreas agrícolas e de pesca, entre outros. Erosões costeiras, como a maioria dos municípios estudados estão localizadas em altitudes baixas, elas sofrem mudanças substanciais devido à subida do nível da água do mar e também dos rios Amazonas e Pará. Este fenômeno pode resultar  no desaparecimento de manguezais.

Fonte: Agência MOC

Mudanças climáticas afetam a Ilha de Marajó Mudanças climáticas afetam a Ilha de Marajó Reviewed by Redação on 3/23/2015 12:43:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-