campa-insta


10 dicas para perceber se seu cão está doente

Compartilhar no WhatsApp!

Especialista lista sinais de fácil percepção para saber quando é preciso levar seu cachorro ao veterinário 

(Foto: Getty Images)
Imagem ilustrativa. Se o seu cão está muito quieto, pode ser que ele
esteja com alguma doença física ou até mesmo depressão
O Brasil hoje é o segundo país do mundo com maior número de cães de estimação, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). Muitas pessoas tem dificuldade para saber se seu animal está doente. Neste contexto, a professora da Clínica Médica de Pequenos Animais da Universidade de Franca (UNIFRAN), Thaís Melo de Paula Seixas, listou 10 alterações comportamentais e físicas em cães que podem ser facilmente observadas por seus donos:

1 - Animal quieto ou triste - se seu cão está muito quieto, não quer brincar ou passa grande parte do tempo dormindo, pode ser que ele esteja com alguma doença física ou até mesmo depressão.

2 - Perda grande ou total do apetite - se perceber que o animal não está comendo, ou comendo menos que o normal, mesmo quando lhe é oferecido seu alimento preferido, é hora de ir ao veterinário.

3 - Emagrecimento -  se o animal continua se alimentando normalmente e mesmo assim emagrece é sinal que algo não está bem.

4 - Vômito - se o cão vomitou uma ou duas vezes é preciso mantê-lo em observação. Se os sintomas persistirem ou vierem acompanhados de diarreia, tristeza e falta de apetite é necessário levá-lo ao veterinário.

5 - Diarreia - existem muitas causas de diarreia. Se for persistente e estiver associada a vômitos, tristeza e falta de apetite é um sinal de que o cachorro está doente.

6 - Cansaço fácil - se seu animal é ativo e brinca bastante mas começou a se cansar com facilidade, pode ser sinal de alguma doença como obesidade, doenças cardíacas e respiratórias.

7 - Aumento na ingestão de água - também é um sinal de que o animal pode estar doente. Caso note que seu cão está bebendo mais água que o normal procure um veterinário.

8 - Olhos - quando estão vermelhos, esbranquiçados ou com excesso de secreção, são sinais de algumas doenças como olho seco, úlceras na córnea, problemas nas pálpebras, catarata entre outras.

9- Mau hálito - acúmulo de placa bacteriana, conhecida como tártaro, pode resultar em complicações cardíacas. Outras doenças também podem causar mau hálito, como doenças renais e diabetes.

10 - Secreção nasal - se seu cão apresenta pouca secreção transparente e aquosa não há motivo de preocupação, mas se for abundante, esbranquiçada, amarelada, verde ou com mau cheiro é motivo de alerta. Pode ser sintoma de alergia, infecção, cinomose, fístula entre outras doenças.

Fonte: X Comunicação
10 dicas para perceber se seu cão está doente 10 dicas para perceber se seu cão está doente Reviewed by Redação on 3/20/2015 05:30:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-