Varizes surgem geralmente como herança genética, mas fatores como uso precoce de anticoncepcional e sedentarismo podem favorecer o surgimento do problema
(Foto: Getty Images)
Praticar atividade física e utilizar meias de compressão auxiliam na prevenção |
Segundo o Dr. José Luiz Cataldo, cirurgião vascular da Unicamp, em mulheres mais jovens as varizes surgem geralmente como herança genética do pai ou da mãe, mas outros fatores como o uso precoce de anticoncepcionais, que contém estrógeno e progesterona, hormônios femininos prejudiciais ao sistema venoso. Além disso, o sedentarismo e obesidade também favorecem para que mulheres mais jovens comecem a ter este problema.
“Quando não existem fatores hereditários, outro problema não muito comum, mas que tem aumentado é a má formação do sistema venoso das pernas, onde as veias já nascem com predisposição para se dilatar com o crescimento do fluxo sanguíneo favorecendo a formação das varizes”, explica o cirurgião vascular. A gestação antes dos 20 anos também pode influenciar no aparecimento das varizes, e os sintomas são os mesmos de pessoas mais velhas, porém com uma incidência menor e com maiores chances de prevenção.
“Se a jovem constatar algumas saliências nas pernas, como um pequeno calombo macio e sintomas como dor, sensação de peso ou cansaço nas pernas, queimação, inchaço e manchas escuras nos tornozelos, é importante consultar um médico, pois pode ser o inicio de um problema vascular”, explica o especialista.
Sem os devidos cuidados, as varizes podem alcançar uma fase mais avançada e profunda, que consiste em sangramentos exteriores ou hemorragias interna. Pode ocorrer também a flebite que é a formação de coágulos nas veias, deixando-as duras, doloridas e vermelhas e que em seu estágio final podem gerar feridas e úlceras. “Por isso a importância da prevenção, do acompanhamento de um cirurgião vascular, realizar atividades físicas e usar meias de compressão graduada para evitar a evolução do problema,” finaliza.
Veja exemplos de meias de compressão:
(Foto: divulgação / Sigvaris)
Exemplo de meia de compressão |
Características:
- Fina Transparência
- Compressão graduada 15-20mmHg
- Grande variedade de modelos e cores (inclusive, modelo Materna)
- Design modelador, elegante e ideal para o dia-a-dia
Indicação de uso:
- Pernas cansadas , doloridas e inchadas.
- Prolongados períodos em pé ou sentado.
- Viagens de longa distância.
- Prevenção de varizes.
- Prevenção de varizes gravídicas (período de gestação).
Actitud (Masculina) - marca Sigvaris
Características:
- Design social
- Compressão graduada 15-20mmHg
- Grande variedade de cores
- Elegantes e ideais para uso diário
Indicação de uso:
- Pernas cansadas, doloridas e inchadas.
- Prolongados períodos em pé ou sentado.
- Viagens de longa distância.
- Prevenção de varizes.
Adolescentes também podem sofrer com varizes
Reviewed by Redação
on
7/01/2013 02:48:00 PM
Rating:
Nenhum comentário
Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com