campa-insta


Chocolate: aliado ou vilão?

Compartilhar no WhatsApp!

Às vésperas da Páscoa, as inúmeras opções de ovos de chocolate tornam o desafio de resistir à tentação ainda mais complicado. Mas, será que o chocolate é mesmo um grande vilão?

(Foto: divulgação)
Imagem ilustrativa
Embora muitos considerem o chocolate um inimigo à saúde, ele pode também trazer diversos benefícios quando consumido na dose certa. A nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Marisa Resende Coutinho, dá dicas de como fazer a escolha certa e tornar o chocolate um aliado do bem-estar. Então, fique atento, porque é possível curtir a Páscoa sem abrir mão desse sabor tão especial.

- O chocolate é um antioxidante. Isso quer dizer que ele protege as células dos radicais livres, ajudando a evitar o envelhecimento celular. Ele melhora o humor e os sintomas da TPM, pois acelera a produção de endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar e prazer.

- O chocolate amargo faz bem ao organismo. Dê preferência àqueles que têm acima de 70% de cacau. Quanto mais cacau, melhor. O chocolate tipo amargo ainda tem polifenois, que reduzem o risco de câncer colorretal e quando consumido de uma a duas vezes por semana reduz o risco de infarto e de doenças cardíacas. Isso porque ele tem altos índices de flavonoides, que reduzem a pressão sanguínea.

- Chocolates brancos e ao leite têm mais gordura, mais açúcar, menos cacau e maior quantidade de calorias. Como o que há de mais saudável no chocolate é o cacau e ele tem pouco, para atingir os benefícios esperados seriam necessárias mais porções do chocolate, o que pode ser prejudicial à saúde.

- Cuidado com as versões diet. Apesar de não conterem açúcar, são ricas em gordura e, por isso, são os mais calóricos.

Lembre-se:

A quantidade de chocolate recomendada diariamente é de 30g. Acima disso pode provocar o efeito inverso, aumentando riscos de obesidade, diabetes e problemas gástricos.

Fonte: Ketchum
Chocolate: aliado ou vilão? Chocolate: aliado ou vilão? Reviewed by Redação on 3/29/2013 12:00:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-