Perda auditiva pode ser prevenida

Compartilhar no WhatsApp!

Mais de 900 milhões de pessoas poderão desenvolver surdez até 2050, segundo a OMS


(Foto: Getty Images)

Uma das dicas é evitar exposição a som de alta intensidade

A perda auditiva é uma das deficiências mais comuns nos dias atuais. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgados em 2020, mostram que mais de 10 milhões de pessoas tem algum problema relacionado a surdez, ou seja, 5% da população é surda. Entre essas pessoas, 2,7 milhões não ouvem nada.


A surdez pode ser parcial ou total e ainda ser desenvolvida ao longo dos anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgou informações de que 900 milhões de pessoas no mundo poderão desenvolver surdez até 2050.


A otorrinolaringologista credenciada da Paraná Clínicas, Karin Seidel, alerta que alguns fatores comportamentais podem levar à surdez. “Uso demasiado de fone de ouvido com volume alto do som, utilização de hastes flexíveis ou outros objetos dentro do ouvido que podem provocar lesões e infecções, além de utilização de medicamentos tóxicos para os ouvidos, podem causar a perda auditiva parcial ou até mesmo levar a surdez”, destaca a profissional.


Traumas acústicos como explosão, tiros, shows musicais; exposição prolongada a ruídos sem a proteção auricular; e barotrauma, que são as mudanças brusca da pressão atmosférica: tanto em mergulhos, quando em voos de avião, por exemplo, são fatores ambientais que também pode comprometer a audição.


De acordo com a médica, existem outros fatores que podem levar a surdez e ainda existem aqueles que podem ser hereditários. “Doenças como Meningite, Sarampo, Rubéola, Caxumba e Metabólicas podem causar surdez. Há também os casos de hereditariedade, em que a investigação do histórico familiar é primordial assim como o acompanhamento com um otorrinolaringologista”, enfatizou.


Karin Seidel ainda dá algumas dicas de como é possível evitar a surdez.


- Evitar exposição a som de alta intensidade.


- Uso de EPI (equipamento de proteção individual) de forma correta.


- Não usar nenhum objeto dentro dos condutos auditivos.


- Em caso de alteração da audição, procurar imediatamente um otorrinolaringologista pois existem algumas alterações que podem ser revertidas ou mesmo paralisadas.


Fonte: Grupo Excom

Perda auditiva pode ser prevenida Perda auditiva pode ser prevenida Reviewed by Redação on 7/19/2021 03:24:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-