campa-insta


Meningite é uma doença grave e pode levar a morte

Compartilhar no WhatsApp!

Ao suspeitar da patologia é urgente a procura por um pronto-socorro hospitalar para avaliação médica


(Foto: Arquivo / Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

Existem vacinas que previnem a meningite, como a vacina meningocócica C


Casos, recentes, de Meningite em São Paulo acendem o sinal alerta para a doença que representa risco à saúde pública e que pode trazer diversas complicações. Segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), São Paulo registrou 56 casos de meningite, com nove mortos. A letalidade da Meningite Meningocócica, corresponde em torno de 10% em países desenvolvidos e 20% nos países em desenvolvimento. Já a letalidade da doença Meningocócica com meningococcemia é de cerca 70%.


A enfermeira da Unidade de Vigilância em Saúde do município de São Paulo, coordenadora do curso de Pós-graduação em Saúde da Família e professora do curso de Enfermagem da Faculdade Santa Marcelina, Dra. Raquel Xavier de Souza Saito, explica que a doença é endêmica no Brasil. “Isso significa que todos os anos temos casos da doença sem que isso signifique uma epidemia. No entanto, uma suspeita de meningite é sempre um alerta que dispara uma série de ações para o controle da transmissão”, explica.


Os sintomas mais comuns são: febre, vomito, cefaleia, rigidez de nuca, fotofobia, artralgia e mialgia, tontura, sonolência e confusão mental. Na meningocócica é um sinal importante, manchas vermelhas (petéquias e sufusões hemorrágicas). Dependendo da gravidade de cada caso, as complicações e sequelas podem ser, perda ou diminuição da audição e visão, problemas com memória, concentração, coordenação motora, equilíbrio, aprendizado e fala, epilepsia e paralisia cerebral. “As formas de prevenção da Meningite é lavar as mãos frequentemente com água e sabão e vacinação, incluindo meningite C”, finaliza a Dra. Raquel.


A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. Em algumas situações como, processos inflamatórios decorrentes de câncer (metástases para meninges), lúpus, reação a algumas drogas, traumatismo craniano e cirurgias cerebrais, podem causar meningite. Meningites bacterianas tende a evoluções mais graves, principalmente causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo).


A seguir, a especialista explica como a doença pode ser transmitida e as formas de prevenção.


Transmissão da meningite: em geral, a transmissão é de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Também ocorre a transmissão fecal-oral, através da ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes.


Sintomas da meningite: o quadro clínico é grave, por isso quando perceber que você ou alguém estiver com sintomas de meningite deve procurar atendimento médico o mais rápido possível. Um médico pode determinar se você tem a doença, o tipo de Meningite e o melhor tratamento.


Diagnóstico da meningite: na suspeita de Meningite, deve ser coletado amostras de sangue e líquido cefalorraquidiano (líquor). O laboratório testa as amostras para detectar o agente que está causando a infecção. A identificação específica do agente é importante para o médico saber exatamente como deve tratar a infecção.


Tratamento da meningite: devido à gravidade da doença e do quadro clínico, os casos suspeitos de Meningite sempre são internados nos hospitais. Ao suspeitar de Meningite é urgente a procura por um pronto-socorro hospitalar para avaliação médica.


Tratamento das meningites bacterianas: feito com antibiótico em ambiente hospitalar.


Tratamento das meningites virais: na maioria dos casos, não se faz tratamento com medicamentos antivirais.


Tratamento das meningites fúngicas: o tratamento é mais longo, com altas e prolongadas dosagens de medicação antifúngica.


Prevenção da meningite: a vacina meningocócica C (conjugada) protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C.


Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite.


Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, como meningite, e contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.


Vacina contra meningite ACWY: confere proteção contra meningites e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos sorogrupos A C, W e Y.


Fonte: XCOM

Meningite é uma doença grave e pode levar a morte Meningite é uma doença grave e pode levar a morte Reviewed by Redação on 10/05/2022 06:04:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-