campa-insta


Governo inaugura antena para ampliar fiscalização na Amazônia

Compartilhar no WhatsApp!

Equipamento abrange todo o território nacional


Por Andreia Verdélio | Repórter da Agência Brasil em Brasília


(Foto: Valter Campanato / Agência Brasil)

O equipamento será utilizado no âmbito do Sistema Integrado de Alerta
de Desmatamento (SipamSar)

O Ministério da Defesa, por meio do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), inaugurou hoje (22) uma antena de recepção multissatelital que deve auxiliar no combate ao desmatamento e outros crimes ambientais. A cerimônia ocorreu no Ministério da Defesa, em Brasília, e contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro, do vice-presidente Hamilton Mourão e outras autoridades.


A nova antena foi adquirida nos Estados Unidos com recursos do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Com diâmetro de 11,3 metros, o equipamento foi instalado no Campo de Instrução do Exército, em Formosa (GO), a cerca de 90 quilômetros de Brasília.


Abrangendo todo o território nacional, incluindo grande parte da área marítima, a antena pode receber dados de todos os satélites de observação da terra, ópticos e radares. 


O equipamento será utilizado no âmbito do Sistema Integrado de Alerta de Desmatamento (SipamSar), projeto que monitora a supressão de vegetação na Amazônia e antecipa as intervenções em campo com a visualização do terreno, inclusive no período de alta cobertura de nuvens na na região.


Governo inaugura antena para ampliar fiscalização na Amazônia Governo inaugura antena para ampliar fiscalização na Amazônia Reviewed by Redação on 7/22/2021 05:08:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-