campa-insta


Mastercard lança pagamento por aproximação em transporte público de São Paulo

Compartilhar no WhatsApp!
Em parceria com a Prefeitura de São Paulo, projeto piloto implantará em aproximadamente 200 ônibus da capital paulista o pagamento da tarifa por aproximação com cartões, celulares, pulseiras e relógios

(Foto: divulgação)
Na primeira fase do projeto, a tecnologia será embarcada em 12 linhas da capital paulista
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Transportes e a São Paulo Transporte, em parceria com a Mastercard, empresas de bilhetagem, operadores de transporte e adquirentes, vai participar da estreia, em setembro, de um projeto piloto de pagamento por aproximação nos ônibus da cidade de São Paulo. As tarifas poderão ser pagas apenas aproximando do validador cartões de crédito, débito e pré-pago, smartphones, smartwatches ou pulseiras de pagamento, democratizando a alternativa para os cidadãos da capital e até simplificando o trajeto para os mais de 2 milhões de turistas estrangeiros (de acordo com os números mais recentes do Global Destination Cities Index da Mastercard) que visitam a cidade, já que os cartões emitidos fora do País também serão aceitos.

Na primeira fase do projeto, a tecnologia será embarcada em aproximadamente 200 ônibus municipais que operam em 12 linhas da capital paulista.

Além de disponibilizar novos métodos de pagamento com os cartões com a tecnologia de pagamento por aproximação, a tecnologia também vai permitir ao usuário utilizar carteiras digitais por meio de smartphones, pulseiras de pagamento e smartwatches habilitados com conectividade via NFC (Comunicação de Campo Próximo, na sigla em inglês). Essa nova funcionalidade contribuirá para a modernização dos pagamentos no transporte público, oferecendo maior conveniência e flexibilidade para o usuário.

Ao ampliar as opções de pagamento no transporte público, São Paulo entra em um ranking de cidades como Nova York, Londres, Sydney e mais recentemente Miami, que trabalham para facilitar a vida de moradores e turistas, como conta o presidente da Mastercard para Brasil e Cone Sul, João Pedro Paro Neto: “Esse projeto oferece ao usuário a possibilidade de usar nos ônibus da cidade o mesmo cartão ou dispositivo que utiliza para suas compras diárias, tirando a necessidade de se ter dinheiro no bolso ou bilhetes específicos que fazem mais sentido para usuários frequentes”, explica o executivo. “A tecnologia de pagamento por aproximação trará agilidade e praticidade para a cidade, já que é cerca de 10 vezes mais rápida que o pagamento em dinheiro. Agora até os turistas poderão usar o transporte público da cidade sem se preocupar em ter que trocar dinheiro ou em comprar passagens antecipadamente”, complementa.

Projetos de sucesso no Brasil e no mundo

A Mastercard possui expertise para tornar o projeto piloto de São Paulo um grande sucesso. “Temos diversos cases bem-sucedidos e bastante diversificados na integração dos pagamentos por aproximação ao transporte público em pequenas e grandes cidades. Em Londres, onde ajudamos a implementar um sistema em 2014, o pagamento por aproximação com cartões responde atualmente por 55% das viagens realizadas no metrô, um dos mais movimentados do planeta nos horários de pico. Ao todo, são mais de 21,6 milhões de viagens por semana usando pagamentos por aproximação. Isso representa uma economia de mais de £100 milhões por ano”, comenta João Pedro.

Pioneira na implantação da tecnologia de pagamento por aproximação no transporte público na América Latina, a Mastercard iniciou a implantação dessa tecnologia no Brasil pela cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo, em 2017. Ao instalar a tecnologia em toda a frota de ônibus local, a cidade permitiu aos usuários pagarem a passagem com cartões e vestíveis, apenas encostando nos validadores. No Brasil, o sistema também foi implementado pela Mastercard nos trens do Rio de Janeiro.

Linhas participantes do projeto piloto na cidade de São Paulo (a partir de 14 de setembro):

2590/10 — Pq. D. Pedro II/União de Vl. Nova

4031/10 — Metrô Tamanduateí/Pq. Sta. Madalena

6030/10 — Term. Sto. Amaro/UNISA-CAMPUS 1

917M/10 — Metrô Ana Rosa/Morro Grande

2002/10 — Term. Bandeira/Ter. Pq. D. Pedro II

715M/10 — Lgo. da Pólvora/Jd. Maria Luiza

908T/10 — Butantã/Pq. D. Pedro II

9300/10 — Ter. Pq. D. Pedro II/Ter. Casa Verde

9500/10 — Pça. Do Correio/Term. Cachoeirinha

5129/10 — Term. Guarapiranga/Jd. Miriam

807M/10 — Shop. Morumbi/Term. Campo Limpo

675R/10 — Metrô Jabaquara/Grajaú

Fonte: Jeffrey Group 
Mastercard lança pagamento por aproximação em transporte público de São Paulo Mastercard lança pagamento por aproximação em transporte público de São Paulo Reviewed by Redação on 9/12/2019 05:47:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-