Tempo seco demanda lavagem nasal, orienta especialista

Para prevenir crises, a higienização das narinas é recomendada. A seguir, médica ensina como realizar o procedimento do jeito certo

(Foto: Getty Images)
Os aerossóis, que são facilmente encontrados nas farmácias, tem pressão
 e bicos adequados para a lavagem
O inverno é, na maioria das regiões brasileiras, uma estação de tempo muito frio e seco. A baixa umidade favorece a poluição e o aparecimento de doenças respiratórias e, para evitar esses males, a lavagem nasal é uma boa opção, desde que feita corretamente.

Segundo a Dra. Maura Neves, médica otorrinolaringologista da USP, o procedimento pode ser realizado desde o nascimento e deve ser orientado pelo médico. Para realizar a lavagem, deve-se usar soro fisiológico 0,9%, que pode ser deglutido ou sair pela narina.

“Nas crises, preconizamos as lavagens até quatro vezes ao dia e, na prevenção, duas vezes”, diz Dra. Maura. A água não deve ser usada, “mas pode-se usar seringa para injetar o soro nas narinas ou usar sprays nasais, vai da preferência individual”.

(Foto: divulgação)
Dra. Maura Neves
As crianças merecem ainda mais atenção. Segundo a médica, elas chegam a ter de 8 a 11 infecções respiratórias por ano. Isso significa que, praticamente todo mês, seu filho pode ter uma doença.

Como fazer?

É importante procurar o instrumento adequado para realizar a lavagem. Os mais eficientes são os higienizadores nasais, fabricados especialmente para essa função, como por exemplo, o tipo 'lota' - usado na técnica jala-neti - que remonta a medicina oriental e yoga. Já na medicina ocidental, são usados os aerossóis, facilmente encontrados nas farmácias, que tem pressão e bicos adequados para a lavagem.

“Em relação as seringas: prefiro as  de bico e não as de rosca. Nas crianças a rosca da seringa por ser grande machuca a narina. Caso você não consiga encontrá-los ou comprá-los, as seringas (sem agulha) também são uma boa opção", explica a Dra. Maura.

A lavagem, segundo a médica, não dispensa o uso do umidificador de ambientes, pois o soro lava o nariz e remove crostas, enquanto o eletrodoméstico age umidificando o ar do ambiente.

Fonte: Update Comunicação
Tempo seco demanda lavagem nasal, orienta especialista Tempo seco demanda lavagem nasal, orienta especialista Reviewed by Redação on 8/07/2019 05:42:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-