campa-insta


Saiba como fazer a transição de carreira aos 30 anos

Compartilhar no WhatsApp!
Consultor lista oito passos para vencer os principais desafios da mudança de profissão 

(Foto: Getty Images)
"Estude sempre para se atualizar, adquirir habilidades e conhecimentos que ajudem a
perfeiçoar o seu trabalho", orienta especialista
Investir na transição de carreira depois dos 30 anos vem se tornando uma prática cada vez mais comum entre as pessoas que buscam a realização de um sonho ou um recomeço no mercado de trabalho, seja por escassez de oportunidade ou um desejo de dar uma guinada na vida pessoal. “Essa mudança é normal e saudável para continuar evoluindo profissionalmente”, diz Fábio Nogueira, diretor nacional da Wyser, consultoria especializada em recolocação de executivos para média e alta gerência da multinacional de recursos humanos Gi Group.

Apesar de ser um passo importante, alguns desafios podem ser encontrados no caminho. O público nesta faixa etária, apesar de já saber o que quer em sua grande maioria, possui responsabilidades pessoais e expectativas financeiras que podem dificultar a transição. Uma dessas dificuldades é que grande parte das empresas solicita experiência prévia na função ou oferecem salários abaixo das expectativas de um profissional que já possui uma carreira consolidada.

(Foto: divulgação)
Fábio Nogueira, diretor da Wyser
Por isso, a mudança na carreira profissional exige um bom planejamento, determinação e disposição para se reinventar e correr riscos, afirma Nogueira. Veja as recomendações do executivo para quem quer recomeçar:

1- Saiba qual é o seu verdadeiro propósito: a mudança na trajetória profissional pode não ser tão simples. Portanto, é importante identificar qual o tipo de atividade, a área em que se sente mais realizado e o que te motiva a fazer cada vez mais.

2- Analise o mercado que deseja trabalhar: pesquise sobre a área em que deseja atuar, trocando informações com colegas e pessoas que já têm experiência, para entender se de fato o mercado escolhido é do jeito que imagina, se as funções estão de acordo com o que procura e se atende o seu propósito.   

4- Esteja aberto às mudanças: desenvolva a capacidade de gostar do desconhecido e de se adaptar ao novo ambiente corporativo, regras e procedimentos diferentes do que está habituado.

5- Guarde dinheiro para se preparar: a mudança pode demorar. Então guarde uma reserva em dinheiro para investir na formação e conseguir se sustentar, enquanto não aparece uma oportunidade de trabalho na área escolhida.

6- Faça networking: uma rede de contatos é importante para trocar informações e também encontrar oportunidade para adquirir experiência.

7- Destaque seus pontos fortes: para compensar a falta de experiência, destaque no currículo e na entrevista as suas qualidades e características que são valorizadas pelas empresas, como por exemplo, a resiliência, capacidade de trabalhar em grupo, disciplina, liderança, paixão por resultados, habilidade em atendimento ao público, entre outros.

8- Invista na capacitação: uma pessoa não precisa ficar presa a uma profissão a vida toda, mas a formação deve ser contínua. Estude sempre para se atualizar, adquirir habilidades e conhecimentos que ajudem a aperfeiçoar o seu trabalho.

“A transição profissional não é fácil, mas com calma, foco e força de vontade é possível atingir o objetivo. Saiba ouvir e saia da zona de conforto para ser feliz no trabalho”, recomenda o diretor da Wyser.

Fonte: Lilás Comunicação
Saiba como fazer a transição de carreira aos 30 anos Saiba como fazer a transição de carreira aos 30 anos Reviewed by Redação on 8/19/2019 04:30:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-