campa-insta


Saiba como preparar uma receita saudável de bacalhau

Compartilhar no WhatsApp!
Segundo a nutricionista, o bacalhau é rico em vitaminas e sais minerais e deve ser bem dessalgado para evitar o excesso de sódio

(Foto: Getty Images)
O bacalhau é rico em ferro, selênio e zinco, que são indispensáveis
 para o bom funcionamento do organismo
Destaque entre os pratos tradicionais da Páscoa, o bacalhau possui baixo teor de gordura saturada e altos teores de cálcio (cerca de 157mg a cada 100g), o que ajuda na prevenção de doenças ósseas. Porém, diferentemente de quando está fresco, o peixe, quando conservado em sal, versão em que é consumido com maior frequência no Brasil, possui uma grande quantidade de sódio que, se consumido em excesso, pode piorar o quadro clínico de hipertensos, por exemplo.   

Para esta Páscoa, a nutricionista e gerente do Serviço de Gastronomia do HCor (Hospital do Coração), Juliana Simões, sugere uma receita saudável de bacalhau: o “Bacalhau de Forno com Ervas Finas”. Este tipo de peixe também contém ômega-3 e ômega-6, cuja ação no organismo diminui o LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (o colesterol bom). “O bacalhau também é rico em ferro, selênio e zinco, que também são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. Porém, antes de consumir, é importante realizar o dessalgue, que nada mais é do que retirar o excesso de sal presente no alimento. Quanto menos salgado estiver, mais saudável será”, esclarece a nutricionista do HCor.

Ingredientes: 1 kg de bacalhau dessalgado, 4 tomates picados sem peles e sem sementes, 2 cebolas grandes cortadas em rodelas, 2 folhas de louro, 3 dentes de alho amassados, 2 colheres (sopa) de azeite, ervas finas, 2 pimentões cortados em rodelas, sal e pimenta a gosto.

Dessalgue: para dessalgar o bacalhau, basta colocá-lo em postas dentro de uma vasilha com água fria no refrigerador. Postas mais finas devem permanecer assim por aproximadamente 24 horas antes do preparo que demanda, pelo menos, três trocas de água ao longo do dia. Já postas mais grossas precisam ficar aproximadamente 48 horas neste tipo de acondicionamento, e contar com até cinco trocas de água durante este período. “O dessalgue do bacalhau também pode ser feito em leite, o que pode deixa-lo ainda mais macio. Porém, é imprescindível que o peixe permaneça sob refrigeração também neste caso”, explica Juliana Guedes.   

Preparo: assim que o dessalgue for finalizado, colocar o bacalhau na água fervente por 15 minutos. Em seguida, escorra e destrinche as postas em lascas. Reserve. Em uma outra panela aqueça o azeite e doure a cebola e alho. Acrescente tomate picado sem pele, pimentão em rodelas, louro, ervas finas e pimenta. Deixe o molho reduzir. “Logo após, pegue um refratário, arrume as lascas de bacalhau e acrescente o molho por cima. Leve ao forno quente por uns 10 minutos. Sirva a seguir, de preferência, com arroz branco”, finaliza a nutricionista do HCor.

Fonte: Target Estratégia em Comunicação
Saiba como preparar uma receita saudável de bacalhau Saiba como preparar uma receita saudável de bacalhau Reviewed by Redação on 4/18/2019 01:28:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-