campa-insta


Chef explica o segredo de um bacalhau bem feito e ensina duas receitas

Compartilhar no WhatsApp!
Com 20 anos de experiência, especialista em bacalhau dá dicas para prato ficar saboroso e lista receitas para a Páscoa

(Foto: Denis Sonoda)
Chef Francisco Everaldo Silva 
Especialista em bacalhau, com 21 anos de experiência no preparo do prato e passagens por cozinhas famosas, como Antiquarius, A Bela Sintra e o Bacalhoeiro, o chef Francisco Everaldo é categórico em dizer: "bacalhau é um prato perfeito para harmonizar com vinho e há segredos no preparo para que ele não perca a sua textura natural".

Atualmente, à frente da cozinha do Restaurante Marettimo, especializado em frutos do mar, Francisco Everaldo destaca como preparar o bacalhau. “A dificuldade do bacalhau já vem desde a compra e a dessalga, e é aí que mora um dos segredos para deixá-lo sempre saboroso e entre os pratos carro-chefe da Casa”, explica.

A dica de Francisco Everaldo é justamente na hora da compra. “O cuidado começa neste momento, para não deixar o bacalhau sem gosto ou extremamente salgado e estragar o prato. Minha recomendação é dessalgar o bacalhau na geladeira e trocar a água 1 vez por dia, por quatro ou cinco dias. Desta maneira, o prato manterá suas características”, afirma. “O bacalhau atende a um perfil de pessoa que gosta de apreciar o prato acompanhado de um bom vinho, que atua como um complemento também”, completa.

Com variedade em frutos do mar, Francisco Everaldo destaca o Bacalhau à Lagareiro como uma das receitas mais pedidas no momento. “Postas de bacalhau douradas no azeite, acompanhadas de batatas ao murro, alho, cebola, brócolis, tomate, azeitonas e arroz. Este é um dos pratos mais saborosos”, explica. “Há também o Bacalhau Gomes de Sá, com lascas cozidas no alho, além do Bacalhau Nunca Chega, desfiado e feito com ovos mexidos ou ainda elaborado com vinho do Porto. Há uma série de possibilidades para este prato”, completa o Chef.

Abaixo, confira duas receitas feitas pelo chef Francisco Everaldo, que podem ser utilizadas na Semana Santa:

(Foto: Denis Sonoda)
Bacalhau à Moda Antiga
Bacalhau à Moda Antiga

Ingredientes:

1 kg de bacalhau fresco dessalgado em posta
1 litro de leite
1 kg de batata
1 litro de azeite de oliva
1 cebola cortada em rodelas
2 dentes de alho em rodelas
8 folhas de hortelã
Raspas de limão siciliano
Salsa crespa para decorar

Modo de preparo:

Aqueça o leite junto com as raspas de limão siciliano e cozinhe o bacalhau durante 3 minutos. Retire as postas cuidadosamente e monte em um prato ou recipiente que possa ir ao forno e  à mesa.

Corte as batatas em rodelas e faça uma “cama de batatas” e cubra com fios de azeite de oliva. Espalhe bem o azeite e coloque a posta de bacalhau sobre as batatas.

Sobre o bacalhau espalhe a cebola, o alho fatiado e as folhas de hortelã. Pegue metade do leite usado no cozimento do bacalhau e despeje sobre o bacalhau. Esquente o forno a 200 graus e deixe o bacalhau no forno por 30 minutos.

Retire o bacalhau do forno, espere esfriar e retire as folhas de hortelã cozidas. Decore com um ramo de salsa fresca.

(Foto: Denis Sonoda)
Salada de Bacalhau
Salada de Bacalhau

Ingredientes:

200 g de feijão-fradinho cozido
150 g de bacalhau escaldado e desfiado em pedaços médios
1 cebola picada em rodelas finas
3 dentes de alho amassados
5 colheres (sopa) de azeite
100 g de azeitonas picada
1 xícara (chá) de suco de limão
1 xícara (chá) de cheiro-verde picado
1/2 xícara (chá) de azeite
Endívia
Sal a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela grande, esquente o azeite e refogue o alho e a cebola;
Acrescente o bacalhau, o suco de limão, as azeitonas, o sal, o orégano, o cheiro-verde e o manjericão, misturando bem;

Desligue o fogo, acrescente o feijão-fradinho já cozido e misture delicadamente. Coloque essa mistura em uma travessa, regue com mais azeite e decore com endívia e sirva.

Fonte: Contatto Assessoria
Chef explica o segredo de um bacalhau bem feito e ensina duas receitas Chef explica o segredo de um bacalhau bem feito e ensina duas receitas Reviewed by Redação on 4/08/2019 02:18:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-