campa-insta


Conheça os fatores que causam o desgaste dos dentes

Compartilhar no WhatsApp!
Roer ou mastigar objetos e abrir embalagens com os dentes, pode causar sérios danos à estrutura dental

Da Agência Telenotícias

(Foto: divulgação)
Especialista recomenda parar com as manias de roer objetos e ter muita
precaução na hora de comer algo que exige um esforço extra de mastigação
Pouca gente sabe, mas muitas manias e até alimentos causam o desgaste dos dentes e podem ser responsáveis por erosão e até fraturas dentais. De acordo com o cirurgião-dentista Rafael Puglisi, só o fato de mastigar naturalmente, já desgasta os dentes – mas isso, obviamente, ao longo de muitos anos. Porém, roer ou mastigar objetos como tampa de caneta, palito e abrir embalagens com os dentes, pode não só desgastar precocemente, como também causar sérios danos à estrutura dental.

“Roer objetos pode danificar muito os dentes, pode até quebrar um dente. Isso é um alerta vermelho, não devemos fazer isso de jeito nenhum”, esclarece o profissional, que diz ser muito comum os pacientes apresentarem problemas como fraturas, devido a essas manias que adquirimos com o tempo, principalmente quando ainda crianças.

Além dessas manias que podem causar sérios danos à estrutura dental, também existe o problema de desgaste causado pelo bruxismo e até de fraturas dentárias ocasionadas por alimentos muito duros ou ácidos. “Outros fatores que causam o desgaste excessivo é o bruxismo, o uso excessivo de vinagre e alimentos muito ácidos, que causam erosão dental”, afirma o especialista.

No caso do bruxismo, o paciente nota que os dentes estão desgastando, devido a alguns sintomas. “Ele acorda com dor de cabeça, e começa a ter sensibilidade nos dentes durante o dia, sente também sensibilidade nos dentes quando machuca, quando morde e mastiga”, esclarece Puglisi, conhecido por tratar os sorrisos de várias celebridades do país, como Neymar, Marina Ruy Barbosa, Giovanna Ewbank, entre outros.

Portanto, o dentista recomenda parar com as manias de roer objetos e ter muita precaução na hora de comer algo que exige um esforço extra de mastigação, como castanhas e outros alimentos mais duros, além de balas, que as pessoas costumam quebrar ao morder. Já em relação ao bruxismo, que pode estar relacionado às questões físicas e também psicológicas, Rafael indica procurar um dentista para avaliar o melhor tratamento.

De acordo com o especialista, a toxina botulínica é indicada para o tratamento do bruxismo no consultório dentário. “A aplicação é uma forma de paralisar o músculo do masseter de forma involuntária. Outra indicação é fazer o uso de placa acrílica na parte da arcada superior à noite para dormir”, finaliza o cirurgião-dentista.
Conheça os fatores que causam o desgaste dos dentes Conheça os fatores que causam o desgaste dos dentes Reviewed by Redação on 11/21/2018 04:32:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-