campa-insta


'O Céu e a Geleira' traz alerta e bom cinema à mostra socioambiental

Compartilhar no WhatsApp!

Por Thiago Mendes
thiagomendes@portaltelenoticias.com

(Foto: divulgação)
'O Céu e a Geleira' é um dos destaques da Mostra Ecofalante
Com entrada gratuita em todas as sessões, a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental chega à sua 5ª edição na capital paulista tendo como um dos destaques o novo e inquietante documentário do francês Luc Jacquet - vencedor do Oscar da categoria pelo comovente ‘A Marcha dos Pinguins’.

Em 2006, Davis Guggenheim lançou ‘Uma Verdade Inconveniente’ (que a Mostra exibe em sessão especial nesta edição), trazendo de vez à tona cinematográfica a séria questão das mudanças climáticas que estariam sendo causadas pela ação do homem no último século, devido a emissão de quantidades cada vez mais altas de gás carbônico na atmosfera.

Passada uma década, o inédito ‘O Céu e a Geleira’ nos dá a oportunidade de constatar que, de lá para cá, pouco se fez de concreto a esse respeito. A bem dizer, o que mais se viu nesses dez anos foi a briga de foice entre a parte da comunidade científica convencida da contribuição humana para o aumento da temperatura global, e a parte que nega categoricamente a teoria. Cada lado acusando o outro de se render a interesses corporativos e governamentais que os fariam defender suas posições às custas, até mesmo, da manipulação de relatórios de pesquisas. Uma baixaria digna de campanhas eleitorais.

(Foto: divulgação)
O glaciologista Claude Lorius
E o que ‘O Céu e a Geleira’ tem a ver com isso? O documentário nos apresenta um dos principais responsáveis por todo este debate. O glaciologista Claude Lorius nos conta o que anteviu em suas mais de 20 expedições às regiões polares da Terra, em especial à Antártida, realizadas nos últimos 60 anos. Foi ele um dos pioneiros no estudo que relaciona os elementos encontrados no gelo acumulado das calotas polares e a evolução do clima ao longo dos últimos milhares de anos. São esses estudos que primeiro apontaram a ocorrência do aquecimento global, e consequências catastróficas caso não seja revertido.

Através de riquíssimos vídeos registrados à época de cada viagem, somos conduzidos aos pontos mais frios e remotos do globo terrestre, onde testemunhamos os mais duros testes de sobrevivência impostos ao ser humano. É realmente espetacular e impressionante ver o quanto o homem é capaz de superar seus limites quando se trata de conservar a vida. E o quanto pode ser engenhoso e comprometido na busca de seus objetivos, ainda mais quando mesclados a verdadeiras obstinações.

É este o ponto do documentário. Reduzir imediatamente a emissão de dióxido de carbono, de maneira a frear o aumento das temperaturas, é a grande questão de sobrevivência do momento. Se até o século XX a humanidade primava por conquistar, a ação primordial agora é conservar. Mas como em um dispendioso e enorme processo eleitoral, ambos os lados permanecem em campanha de persuasão já há décadas, sem perspectivas animadoras.

Apesar das imagens de arquivo - dignas de um grande filme de aventura - e a narração em primeira pessoa serem fortes o suficiente, ‘O Céu e a Geleira’, que encerrou o Festival de Cannes no ano passado, é, também, um bom exercício cinematográfico. Interlúdios de refinada fotografia entremeiam os relatos. Neles, Luc Jacquet nos mostra Lorius atualmente, já acima dos 80 anos de idade, caminhando pela Antártida e por diversos outros pontos peculiares do planeta. Sempre com o mesmo figurino e fisionomia complacente, vemos o glaciologista como um profeta onipresente e atemporal, que vem pregando no deserto desde a publicação de sua tese, mais de 40 anos atrás. “Ao longo do tempo tenho recebido prêmios e homenagens pelo meu trabalho, mas me pergunto: de que adianta tudo isso, quando não fazem o que realmente deve ser feito? ”, questiona Lorius.

Se o desenrolar do problema gira em torno do convencimento, o lado que defende o aquecimento tem sido mais eficaz. Ao menos quando se trata de cinema.

Infelizmente o documentário ainda não tem previsão para lançamento comercial no país. Sua última exibição nesta Mostra será no dia do encerramento, em 29 de junho, no Reserva Cultural (veja serviço ao final do texto). Mas continua percorrendo festivais de todo o mundo, e ainda está por estrear nos EUA. Uma indicação ao próximo Oscar certamente o colocará mais uma vez na rota tupiniquim. Até lá, é ainda mais provável que já esteja em serviços de VOD (video-on-demand) disponíveis no país.

Serviço:
O Céu e a Geleira (La Glace et le Ciel), França, 89 min, 2015.
Quando: 29/6, 14h00.
Onde: Reserva Cultural
Entrada gratuita

As opiniões expressas nessa coluna são de inteira responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do Portal Telenotícias.
'O Céu e a Geleira' traz alerta e bom cinema à mostra socioambiental 'O Céu e a Geleira' traz alerta e bom cinema à mostra socioambiental Reviewed by Redação on 6/20/2016 01:18:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-