campa-insta


Mostra de cinema socioambiental traz filmes inéditos em sessões gratuitas

Compartilhar no WhatsApp!

Evento é sediado em São Paulo e tem vasta programação

Por Thiago Mendes

(Imagem: divulgação)
Com mais de 100 filmes vindos de todos os continentes, muitos ainda inéditos no Brasil, a 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental chega a sua maior edição consolidando-se como o mais importante festival do gênero no país. Sediada em São Paulo, todas as sessões são abertas ao público, assim como diversos debates que abordam os principais temas envolvidos na vasta programação deste ano.

Mais uma vez a curadoria aposta em um bom cinema como diferencial e critério para a seleção dos curtas e longas-metragens. Segundo Chico Guariba, diretor geral da Mostra, e Francisco César Filho, diretor artístico, não basta uma produção apenas retratar aspectos socioambientais, é preciso agregar valor artístico e cinematográfico. Por isso buscam os filmes em conceituados festivais de cinema do mundo.

Da sessão de encerramento do Festival de Cannes do ano passado, vem um dos destaques desta Mostra. ‘O Céu e a Geleira’, novo documentário de Luc Jacquet (vencedor do Oscar da categoria em 2006, por ‘A Marcha dos Pinguins’), conta a trajetória do glaciologista francês Claude Lorius em suas diversas expedições à Antártida ao longo das últimas seis décadas. Essas viagens geraram os primeiros estudos a respeito do aquecimento global (leia a crítica completa aqui).

Pelo terceiro ano seguido haverá premiação para produções latino-americanas. A mostra conta, ainda, com uma seleção especial voltada ao panorama histórico do cinema francês, trazendo como destaque a obra-prima de Henri-Georges Clouzot, ‘O Salário do Medo’ (1953), sobre um grupo de homens encarregados de transportar dois caminhões cheios de nitroglicerina até um poço de petróleo em incêndio, passando por estradas íngremes e irregulares.

A 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental acontece até o final deste mês com sessões em diversos locais da capital paulista, incluindo salas comerciais e centros educativos municipais. Não custa lembrar: a entrada é gratuita. Confira locais e programação aqui.
Mostra de cinema socioambiental traz filmes inéditos em sessões gratuitas Mostra de cinema socioambiental traz filmes inéditos em sessões gratuitas Reviewed by Redação on 6/20/2016 12:04:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-