campa-insta


Destaque da Semana: Pílula do câncer é sancionada no Brasil

Compartilhar no WhatsApp!

Por Lorena Zanelatto
lorenazanelatto@portaltelenoticias.com

(Foto: Marcos Santos / Divulgação / USP / CP Memória)
Pílula do câncer
Debates acerca da liberação da produção e venda da pílula do câncer pelo governo atual, ganharam as manchetes nesta semana. As discussões se tornaram polêmicas, devido a falta de comprovação da eficácia do medicamento em humanos. Apesar disso, O Diário Oficial da União desta quinta-feira (14) traz a sanção presidencial da lei que autoriza a produção, venda e uso da fosfoetanolamina para tratamento de pacientes com câncer.

A medida é polêmica, já que não há prova científica de que o produto funcione, uma vez que, a própria Anvisa expressou preocupação nesta quinta sobre o fato de o produto não ter sido devidamente testado. Uma outra preocupação diz respeito ao fato de que sem os estudos clínicos necessários, não há como assegurar que a fosfoetanolamina é segura e eficaz. Já a lei prevê que seja produzida ou comercializada por agentes regularmente autorizados e licenciados pela autoridade sanitária competente.

Além disso, a ANVISA que deveria fiscalizar afirmou que a substância fosfoetanolamina poderá estar completamente fora das ações de controle sanitário. Outras perguntas que estão a todo momento sendo levantadas, ainda serão analisadas. De antemão, o governo diz que a venda do composto está autorizada “em caráter excepcional, enquanto estiverem em curso estudos clínicos acerca dessa substância”.

Àqueles que são contra o uso indiscriminado da substância poderão entrar com recurso, mas ao que tudo indica, pode não tramitar.

As opiniões expressas nessa coluna são de inteira responsabilidade da autora e não refletem necessariamente a opinião do Portal Telenotícias.
Destaque da Semana: Pílula do câncer é sancionada no Brasil Destaque da Semana: Pílula do câncer é sancionada no Brasil Reviewed by Redação on 4/15/2016 09:46:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-