campa-insta


Cresce número de pessoas buscando concursos na área policial

Compartilhar no WhatsApp!

Altas remunerações iniciais e a existência de um plano de carreira estão entre os principais motivos que levam à crescente procura

(Foto: Diogo Moreira / Divulgação)
"Tendência [sobre procura por carreira policial] já tem se mostrado há
alguns anos", diz executivo de escola de concursos
O setor público atrai muitos brasileiros, pois oferece cargos com estabilidade e altas faixas salariais. Recentemente tem sido observado o aumento do número de candidatos em concursos na área policial, demonstrando o crescimento do interesse da população neste segmento.

As altas remunerações iniciais, de até R$17 mil, e a existência de um plano de carreira sólido estão entre os principais motivos que levam à crescente procura. De acordo com Gabriel Granjeiro, executivo da escola preparatória para concursos Gran Cursos Online, a tendência já tem se mostrado há alguns anos.

“A possibilidade de fazer o que gosta em uma carreira pública e estável é o objetivo de muitas pessoas. A busca pelo preparo especializado também cresceu; nós temos milhares de alunos que querem fazer concursos nesse setor e que dedicam grande parte de seu tempo livre estudando”, afirma.

Os cursos especializados oferecem os conteúdos apontados no edital, permitindo que o candidato tenha acesso a um material direcionado para a prova escolhida e otimizando os seus estudos.

Tipos de concurso para policial

O Brasil possui diferentes tipos de força policial, em várias áreas de atuação e funções. Basicamente, existem as que são mantidas pela União, sendo assim classificadas como federais, e as que são de competência dos estados, como a Polícia Militar e a Civil.

Polícia Federal: subordina ao Ministério da Justiça, ela cumpre as missões relacionadas aos processos da Justiça Federal e a função de polícia judiciária. Também cabe a ela os assuntos marítimos, aeroportuários e relacionados às fronteiras, além do controle da emissão de passaportes.

Polícia Rodoviária Federal e Polícia Ferroviária Federal: fazem a proteção, respectivamente, das estradas e das ferrovias federais. Realizam a fiscalização dos fluxos que circulam por essas vias e do cumprimento das leis específicas.

Polícia Legislativa: pode ser federal, fazendo a vigilância da Câmara dos Deputados, ou estadual, atuando nas Assembleias Legislativas. Cabe a ela fazer a proteção dos membros do legislativo brasileiro e manter a ordem nas Casas Parlamentares.

Polícia Civil: faz a investigação de delitos e ocorrências em todos os estados, sendo gerida por delegados locais, os quais respondem a delegados gerais. Os profissionais agem nas situações de alçada da Justiça Estadual e dão suporte a instâncias federais quando necessário.

Polícia militar: dá suporte às forças policiais de cada unidade federativa e tem como função manter a ordem pública. De subordinação estadual, também é considerada uma força auxiliar e reserva do exército brasileiro, integrando o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social.

Polícia do exército: fiscaliza e garante o cumprimento dos regimentos militares.

Para cada uma das áreas citadas na carreira policial, são realizados concursos independentes entre si, com editais e conteúdos diferentes; por isso, é importante se capacitar de acordo com o que cada um exige e procurar cursos específicos.

Para quem pretende prestar os concursos que são abertos em todos os segmentos, vale a pena estudar os assuntos e matérias comuns a todos eles meses antes e se dedicar aos temas específicos quando a data da prova for se aproximando.

Fonte: Conversion
Cresce número de pessoas buscando concursos na área policial Cresce número de pessoas buscando concursos na área policial Reviewed by Redação on 3/31/2016 06:44:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-