Por Lorena Zanelatto
lorenazanelatto@portaltelenoticias.com
(Imagem: divulgação)
Custos do programa do Governo Federal já somam 1,27 bilhão |
Essas vagas normalmente são abertas, em modelo parcial ou integral para custear o ingresso de alunos de baixa renda nas instituições e garantir-lhes todo acesso a educação de qualidade. O custo com a abertura dessas turmas comumente é bancado pelo governo por meio de renúncia fiscal dos tributos – IRPJ, CSLL, PIS, e COFINS no lugar da própria faculdade.
Diante desse contexto, devemos agora entender que desde a criação do Programa Universidade para Todos, em 2005, mais de R$ 8 milhões não foram arrecadados, enquanto que os investimentos, até o ano de 2013, em contrapartida, ultrapassaram R$ 4,5 bilhões. Por este motivo, as discussões em torno da viabilidade do programa têm aumentado bastante, uma vez que, especulações acerca dos custos questionam hoje, se não é mais viável para o país criar faculdades públicas ao invés de criar mais privadas.
A oferta de bolsas também é relativa. O número de vagas disponíveis para o curso de Administração, Pedagogia e Engenharia ainda é grande, porém, há poucas vagas abertas para o curso de Medicina. Além disso, a oferta raramente é a mesma no Brasil todo. Normalmente, as boas vagas concentram-se na região Sudeste – São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e dessa forma, apesar dos altos custos para aperfeiçoamento, não atende todas as pessoas.
Todos os anos nos acostumamos a ver alunos da região Nordeste migrando para a região Sudeste em busca de vagas e para valer a pena, não só os cursos, mas como a estrutura da faculdade também deve ter um padrão de excelência. Isso inclui desde as salas de aula, biblioteca, laboratórios e outras áreas de importância para a excelência no ensino.
As opiniões expressas nessa coluna são de inteira responsabilidade da autora e não refletem necessariamente a opinião do Portal Telenotícias.
Destaque da Semana: Aumentam os custos do ProUni
Reviewed by Redação
on
1/24/2016 12:29:00 PM
Rating:
Nenhum comentário
Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com