Para especialista, região abdominal, que está à frente da coluna lombar, é mais suscetível ao acúmulo de gordura e às patologias
(Foto: Getty Images)
O excesso de peso gera uma sobrecarga muito maior na coluna e aumenta a curvatura da lombar devido a sua grande concentração na região abdominal |
O fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e proprietário do ITC Vertebral Ribeirão Preto (SP), explica que o excesso de peso gera uma sobrecarga muito maior na coluna e aumenta a curvatura da lombar devido a sua grande concentração na região abdominal. “A obesidade provoca inicialmente, uma desidratação dos discos intervertebrais da coluna, evoluindo para artroses e discopatias como abaulamentos e hérnias discais. O acúmulo de gordura gera a alteração da lordose lombar e consequentemente, as patologias se instalam”.
O especialista compara a situação de uma gestante com o quadro de aumento de peso, e possíveis alterações na coluna. “Com o crescimento do feto de uma gestante, e da barriga, o centro de gravidade se altera, a curvatura lombar aumenta e a dor se agrava. O problema evolui com uma pessoa que está 10 ou 20 quilos acima do seu peso, pois carrega esse volume por todo lugar, sem repouso. A coluna sente toda essa mudança sem estar preparada”, ressalta.
Para sobrepujar a obesidade, o especialista revela que é preciso procurar ajuda de bons profissionais para perder peso de forma correta e saudável. “Após a identificação da patologia e do tratamento adequado, o profissional de fisioterapia também poderá dar dicas de reeducação dos hábitos posturais e apontar um médico. Se for o caso, será necessário realizar o tratamento das dores ou alterações posturais que foram adquiridas com o sobrepeso”, conclui.
Fonte: Núcleo da Notícia
Obesidade aumenta riscos de problemas na coluna
Reviewed by Redação
on
8/14/2015 05:30:00 PM
Rating:
Nenhum comentário
Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com