campa-insta


Aumento dos casos de depressão impulsiona ocorrência de infartos

Compartilhar no WhatsApp!

A doença emocional pode estar atrelada a diminuição imunológica e a síndrome do coração partido 

(Foto: Getty Images)
Imagem ilustrativa. A depressão pode ser hereditária, atinge todas
as faixas etárias e ambos os gêneros
A depressão pode se relacionar com risco para o infarto. Dados mostram que a doença emocional já atinge 121 milhões de pessoas no mundo. Para o Dr. Abrão Cury, cardiologista do HCor - Hospital do Coração, "a depressão pode fazer com que ocorra o estreitamento das artérias, por meio de contrações involuntárias, e assim aumentam as possibilidades da ocorrência de infartos". Vale ressaltar que a depressão psicológica se relaciona com a imunológica.

O HCor - Hospital do Coração, em São Paulo, recebeu 289 pacientes por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), em 2014. Deste total, aproximadamente 50 pacientes foram inseridos no Programa de Cuidados Clínicos: Infarto Agudo do Miocárdio, - serviço que oferece ao paciente uma melhora na qualidade de vida após um problema cardíaco.

“Pode-se notar algumas características que antecedem as internações dos pacientes como sintomas depressivos e ansiosos. Entretanto estudos indicam que a incidência da depressão é maior em pacientes após o infarto. Isso ocorre porque eles tendem a temer um novo episódio de infarto”, explica a Marina Marins, psicóloga do HCor.

A depressão pode ser hereditária, atinge todas as faixas etárias e ambos os gêneros. Os sintomas mais comuns da doença são falta de interesse nas atividades sociais, isolamento, apatia, sensação de imensa tristeza e aumento ou diminuição de peso não proposital. Apesar da doença apresentar estes sintomas, somente um médico psiquiatra poderá diagnosticar a depressão.

No entanto, a avaliação e acompanhamento psicológico auxiliam o paciente a elaborar estratégias de enfrentamento para lidar com os sintomas da depressão. Além do tratamento medicamentoso, prescrito por um psiquiatra, a atividade física também pode ajudar no tratamento da depressão, porque ocorre a liberação de endorfina, hormônio que traz sensação de bem estar.

Fonte: Target
Aumento dos casos de depressão impulsiona ocorrência de infartos Aumento dos casos de depressão impulsiona ocorrência de infartos Reviewed by Redação on 4/23/2015 05:25:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-