campa-insta


Qual a hora certa de colocar aparelho ortodôntico?

Compartilhar no WhatsApp!

Fatores como hereditariedade, má-oclusão ou respiração pela boca podem desencadear o uso de aparelhos

(Foto: Getty Images)
O momento certo para colocar o aparelho é por volta dos
6 a 7 anos de idade, diz especialista
Exibir dentes saudáveis e alinhados, já que o sorriso é considerado como um cartão de visita, é uma das preocupações atuais dos brasileiros. Mas muitas pessoas não sabem se é permitido e benéfico à saúde a aplicação de aparelhos ortodônticos, principalmente no período da infância, fase da vida em que ocorre a perda dos chamados “dentes de leite”, para a chegada dos permanentes.

Segundo a ortodontista da rede de franquia Ortodontic Center, Natalia Valarini, o momento certo para colocar o aparelho é por volta dos 6 a 7 anos de idade, período em que há o irrompimento do primeiro molar permanente, dente que fica atrás de todos os dentes de leite e não é substituído por nenhum outro, e da troca dos incisivos (dentes da frente). Neste momento, é interessante a criança ser avaliada por um ortodontista que irá constatar se há necessidade de utilizar algum tipo de aparelho.

Entre as opções existem os móveis, que o paciente consegue remover sozinho da boca, e os fixos, fixados nos dentes por meio de materiais específicos e que só podem ser removidos pelo ortodontista. É importante ressaltar que a escolha do aparelho cabe exclusivamente a um ortodontista devidamente qualificado.

Os aparelhos móveis podem atuar como alinhadores de dentes para casos onde pequenas movimentações são exigidas. Também podem auxiliar na contenção de dentes, reposicionamento de mandíbula e de língua, entre outras funções. Entretanto, estes aparelhos apresentam a desvantagem de contar com a colaboração do uso correto por parte do paciente. Por isso, existem aparelhos fixos ortopédicos que corrigem mordidas cruzadas, profundas ou abertas, por exemplo.

Os aparelhos fixos são os tipos mais comuns e podem ser metálicos ou estéticos, confeccionados com materiais transparentes, como a cerâmica ou a safira. São compostos por bráquetes, fios ortodônticos e bandas, e exigem que o paciente passe por uma manutenção mensal para que os movimentos consigam ser realizados com o máximo de precisão. Vale ressaltar que, na maioria dos casos, os pacientes acabam utilizando mais de um tipo de aparelho ao longo do tratamento.

“O tratamento ortodôntico de crianças que estão na fase da dentição mista, quando há a presença de dentes de leite e permanentes, normalmente é dividido em duas fases. A primeira se dá pela confecção de aparelhos ortopédicos, fixos ou móveis, que visam obter mais espaço para a erupção dos dentes permanentes, correção de mordidas cruzadas, abertas e profundas, entre outros casos. Geralmente essa fase dura em torno de 8 a 12 meses, mas o tempo pode variar de acordo com cada caso. A segunda etapa do tratamento se dá após a troca completa dos dentes da criança. Neste caso, o aparelho fixo é instalado para que haja a correção da posição dos dentes permanentes e a duração média é de 24 a 36 meses, podendo também variar de acordo com a complexidade do caso”, ressalta a ortodontista, Natalia Valarini.

Para evitar o uso de aparelhos ortodônticos, a especialista da Ortodontic Center explica que durante a infância é importante que os hábitos como sucção dos dedos e de chupeta, bem como o uso de mamadeiras, sejam removidos até os três anos de idade. A persistência destes hábitos por muito tempo pode acarretar na instalação de uma má-oclusão. Entretanto, ainda há a influência de muitos outros fatores que podem contribuir para a piora do caso. Por isso, é interessante o acompanhamento com um profissional desde a infância para que a saúde bucal seja avaliada e que ele possa intervir quando necessário.

Fonte: Economídia
Qual a hora certa de colocar aparelho ortodôntico? Qual a hora certa de colocar aparelho ortodôntico?  Reviewed by Redação on 11/14/2014 07:30:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-