campa-insta


7 erros que você provavelmente comete ao lavar suas roupas

Compartilhar no WhatsApp!

Conheça os mitos e verdades esclarecidos por profissionais especialistas no segmento de limpeza e conservação

Sempre existe a primeira vez, inclusive na área de serviço. Todo mundo já teve que medir a quantidade de sabão pra colocar na máquina de lavar e pensou se a quantidade era suficiente. Os cuidados com lavagem de roupas geralmente são aprendidos com as nossas mães, tias ou avós, mas nem sempre as dicas caseiras são realmente eficazes.

É bem possível que você cometa erros básicos ao lavar suas roupas em casa. Um deles, por exemplo, é quanto à verificação da etiqueta da peça. Você olha todos aqueles símbolos e entende o significado deles antes de colocar as roupas na máquina? É bem provável que não. Mas não se desespere, pois especialistas em limpeza e conservação da Lavasecco prepararam uma lista pra você não errar nunca mais.

(Foto: divulgação)
Erro 1 - muito sabão
1) Cuidado com o excesso de sabão
- As pessoas têm a percepção de que quanto mais espuma, maior o poder de limpeza, pelo contrário, pois o excesso de sabão dificulta a ação mecânica - atrito entre as peças - e atrapalha a limpeza. “Além disso, requer mais enxague e pode ocorrer de restar sabão nas peças, causando endurecimento da roupa após a secagem”, alerta Maria Alzira Linares, proprietária da Lavasecco.


(Foto: divulgação)
Erro 2 - roupa de molho em alvejante
2) Uso de alvejante
- Deixar as roupas de molho em alvejante enfraquece a fibra do tecido e, dependendo do material que ele é feito, pode até amarelar.











(Foto: divulgação)
Erro 3 - usar água quente
3) Evite água quente
- É recomendável lavar as roupas sempre em água fria, evitando assim o risco de desbotamento, principalmente das peças escuras. “Água quente também pode causar o encolhimento de peças mais sensíveis, vale conferir a instrução de lavagem na etiqueta da roupa”, alerta Andréa Lira, especialista da Lavasecco.


(Foto: divulgação)
Erro 4 - não separar as roupas
4) Separe corretamente
- Antes de lavar as roupas é preciso separá-las por cores. Peças brancas nunca devem ser lavadas com as coloridas para não correr o risco de serem manchadas. Roupas pretas possuem maior incidência de desbotamento, por isso também devem ser lavadas separadamente. “Mesmo no lote de roupas escuras, devem-se separar as peças que soltam pelos e fiapos. Outra dica é não misturar roupas de uso pessoal com peças de uso doméstico, como toalha de mesa ou pano de cozinha”, indica Maria Alzira.

(Foto: divulgação)
Erro 5 - roupa branca seca ao sol
5) Sol x Secadora
- É preciso muito cuidado ao expor as roupas ao sol, pois elas podem ficar endurecidas e até descolorir, especialmente as pretas, cujo desbotamento é acelerado pelos raios solares. De acordo com as especialistas da Lavasecco, roupas brancas e claras podem ser secas ao sol, porém não por muito tempo para não ficarem ressecadas. “Ventilador é uma ótima opção para acelerar a secagem”, conta Andréa Lira. Nos dias de frio, a secadora entra em ação, mas nem todos os tecidos podem ser secos dessa forma.  A maioria das peças feitas de fibras sintéticas é mais resistente e não corre risco de encolhimento, além de peças de cama e banho. Atenção: lã, seda, algodão e outras fibras naturais têm grande risco de encolhimento, por isso não é recomendo utilizar a secadora.

(Foto: divulgação)
Erro 6 - peças delicadas na máquina
6) Cuidados com peças íntimas
- Calcinhas e sutiãs sem bordados ou rendas podem ser lavados na máquina. As peças íntimas que possuem esses detalhes, aplicações em geral e aros no bojo, devem ser lavadas manualmente. Importante não torcer as peças íntimas, apenas as comprima. Você pode utilizar uma toalha também na retirada do excesso da água.




(Foto: divulgação)
Erro 7 - tênis na máquina
7) Edredons, tênis e apliques
- Nem todas as máquinas de lavar suportam edredons, pois o peso deles aumenta muito quando molhados. Nesses casos, vale levá-lo à lavanderia. Após limpo, deve ser guardado em sacos de TNT ou embalagens a vácuo. “Plásticos comuns abafam a peça e evitam que ela respire, causando certa umidade e tornando o ambiente propício a proliferação de bactérias, fungos e bolor”, comentam as profissionais da Lavasecco.

- Quanto aos tênis, eles podem bater muito dentro da máquina de lavar e serem danificados, por isso o ideal é lavá-los manualmente. “Hoje há máquinas com programas que suportam a lavagem de tênis, neste caso é preciso lavá-los com panos de limpeza para amortecer o impacto”, diz Maria Alzira.

- Roupas com apliques metálicos pontiagudos devem ser lavadas manualmente. Peças com detalhes pequenos e arredondados podem ser lavadas no sistema wet cleaning (limpeza a úmido feita com máquina especializada dentro de lavanderia).

Seguindo essas 7 dicas você poderá prolongar muito mais a vida útil das suas roupas. A instrução de lavagem do fabricante, encontrada na etiqueta das peças, é muito importante, pois os símbolos explicam com detalhes como a peça deve ser lavada.

Fonte: BG Comunicação
7 erros que você provavelmente comete ao lavar suas roupas 7 erros que você provavelmente comete ao lavar suas roupas Reviewed by Redação on 8/27/2014 01:28:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-