campa-insta


Bloquear a menstruação pode trazer benefícios à saúde

Compartilhar no WhatsApp!

As vantagens são significativas: reduzem as cólicas, a acne, a tensão pré-menstrual, o inchaço e ainda diminuem o índice de ausência no trabalho

(Foto: Thinkstock)
Imagem ilustrativa
O óvulo da mulher, quando não é fertilizado, se desintegra. Assim acontece a descamação da camada interna do útero, o endométrio. O que resulta na menstruação. Algumas mulheres sofrem todos os meses com os sintomas deste fenômeno. A interrupção do fluxo menstrual é indicada, principalmente, quando a paciente tem endometriose, mioma, cisto de ovário e sangramento excessivo, podendo este último até provocar anemia por falta de ferro. Por isso inibir o ciclo regular pode ser uma alternativa eficaz e positiva melhorando a qualidade de vida de quem faz essa escolha.

Em pesquisas realizadas com médicos ginecologistas, quase 80% relataram que 20 a 40% das consultas foram por queixas menstruais, e que quase 40% das pacientes compareceram em consulta para redução da intensidade, frequência e/ou duração dos sangramentos menstruais.
(Foto: divulgação)
Dra. Graciela Morgado
Para a diretora da Clínica Invita e membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), Graciela Morgado, a pílula anticoncepcional vai além de somente adiar a maternidade. "Com o bloqueio da menstruação, a mulher moderna decide pelo seu corpo e não permite que o ciclo regular também atrapalhe nas tarefas diárias, viagens, lazer, esporte e na vida sexual, o que traz benefícios para a saúde mental e física", defende a especialista.

A ginecologista explica que com esta interrupção há menor risco de doença inflamatória pélvica; melhora na enxaqueca menstrual; além do controle psicossomático da mulher com sua vida profissional e pessoal. E destaca que a desvantagem é apenas a não avaliação da regularidade do ciclo menstrual. "As mulheres que ainda duvidam da eficácia da pílula podem ficar ansiosas e apreensivas com a falta de menstruação, já que este é um dos sinais de gravidez", conclui.

As preocupações das pacientes que utilizam este regime ainda são comuns devido à falta de informação ou mitos que ainda giram em torno deste assunto. Dúvidas como: se é saudável não menstruar, se a ausência de menstruação não causa problemas, se é necessário menstruar para realizar a limpeza do útero ou se irá prejudicar a fertilidade são frequentes. Portanto, ainda há necessidade de discussão sobre o tema.

Segundo Graciela, os principais métodos para suprimir a menstruação são: a pílula anticoncepcional combinada de uso contínuo com 28 comprimidos na cartela (seja contraceptivos combinados ou somente de progesterona); injeção trimestral de derivado de progesterona (efeito colateral de aumento de peso); implante subcutâneo e dispositivo intrauterino liberador de derivado de levonorgestrel. A médica alerta que estas opções são indicadas e analisadas dependendo da história clínica de cada paciente. "Desse modo os prós e contras deverão ser discutidos. É de extrema importância orientação e acompanhamento médico para avaliar qual a melhor estratégia", ressalta.

Fonte: Time Comunicação
Bloquear a menstruação pode trazer benefícios à saúde Bloquear a menstruação pode trazer benefícios à saúde Reviewed by Redação on 5/06/2014 01:55:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-