campa-insta


Artigo: Saudade

Compartilhar no WhatsApp!
Artigo │* Daniele Vilela Leite

Bom, primeiramente podemos dizer que a palavra saudade, em latim, quer dizer: solidão, e é conhecida apenas na língua portuguesa e em galego. Mas qual o motivo deste sentimento causar tantas emoções? Conta a lenda que esta palavra surgiu na época dos descobrimentos, para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe de familiares queridos.

Sentimos saudade de pessoas, coisas ou situações que aconteceram e muito nos agradaram, e por este motivo, sentimos falta, ou até mesmo o desejo de rever quem nos proporcionou aquela emoção, ou talvez, até a vontade de reviver aquele momento.

Temos como “forma de saudade”: a falta de um amigo ou parente que precisou partir, dos filhos quando eram crianças, da professora do primeiro ano que o acolheu com tanto carinho, um período muito feliz que tivemos em nossas vidas, da casa onde moramos na infância... saudade dos pais hoje falecidos, mas que nos remete à muitas e doces lembranças.

Apesar de tantas “formas de saudade”, são nas músicas e poemas que esta palavra está sempre presente, por conta de vários encontros e desencontros como: relacionamentos que não tiveram continuidade; um ou dois encontros com alguém, que não chegou a ser um relacionamento mas causou grandes emoções; separações; viagens e términos de relacionamentos e até mesmo a morte da pessoa amada.

Agora mesmo resgatei em minha memória algumas pessoas das quais sinto muita saudade. São pessoas que, talvez, nunca mais eu veja, mas que de alguma forma marcaram minha vida doce e agradavelmente!

Quando há o distanciamento de uma pessoa querida e essa ausência não é “trabalhada” de forma saudável, isso pode desencadear efeitos psicológicos, levando o indivíduo a uma profunda tristeza, angustia, chegando até mesmo a um quadro de depressão.

Mas a melhor parte é quando conseguimos “matar a saudade”. Este termo é usado quando revivemos alguns momentos, ou reencontramos a pessoa que por algum motivo precisou partir. Essa possibilidade de reviver ou reencontrar alguém nos causa alegria, bem estar e satisfação, mesmo que temporário!

E aí, que tal aproveitar esse momento para “matar a saudade” de alguém? Pode ser um amigo que há muito não se falam, ou um parente que mudou para outra cidade, ou até mesmo de uma pessoa bem próxima que você tanto gosta, mas não teve a oportunidade de dizer!

(Foto: divulgação)
Aproveite esse momento, e faça-o.

Por um mundo com menos “estou com saudade”, e mais “vamos nos ver!”.

* Daniele Vilela Leite é Orientadora Educacional na empresa Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br); com grande experiência em trabalhos relacionados à Educação. 

Artigo: Saudade Artigo: Saudade Reviewed by Redação on 2/04/2014 06:00:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-