campa-insta


Hematofobia: conheça os sintomas de quem possui este distúrbio

Compartilhar no WhatsApp!

Sintomas como desmaio ao ver sangue podem estar associados à predisposição genética ou traumas vivenciados

(Foto: Getty Images)
Imagem ilustrativa
Patologia psicológica caracterizada pelo medo exagerado ou irracional de ver sangue, a hematofobia varia de indivíduo para indivíduo. De acordo com o hematologista e hemoterapeuta Fábio Lino, gerente médico da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), algumas pessoas desmaiam ao ver sangue, outras ficam trêmulas, fracas, enjoadas, tontas, a pressão cai, têm dor de cabeça, calafrios, falta de ar, boca seca e transpiração excessiva. Muitos ainda desenvolvem medo a todo tipo de objeto cortante e pontiagudo, como facas e agulhas, pois estão associados com sangramento.

De acordo com o gerente, a hematofobia está associada à predisposição genética e/ou traumas vivenciados, no qual o indivíduo teve uma experiência negativa com sangue, sofreu alguma lesão forte ou teve doenças que causaram grande perda de sangue.

“Na Colsan, alguns doadores de sangue apresentam sinais e sintomas sugestivos dessa alteração, isto é, ao se depararem com a visão do próprio sangue, quer no teste simples de anemia na pré-triagem ou no momento da doação de sangue propriamente dita, apresentam sinais de ansiedade extrema que podem culminar em uma síncope”, explica Lino. O gerente regional da Colsan ressalta que casos mais extremos deste distúrbio devem ser tratados com médico psiquiatra e/ou psicólogo.

Fonte: RS Press
Hematofobia: conheça os sintomas de quem possui este distúrbio Hematofobia: conheça os sintomas de quem possui este distúrbio Reviewed by Redação on 1/23/2014 09:12:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-