Cada vez mais cresce o número de cães obesos, o que pode acarretar problemas de saúde, trazendo consequências graves para o animal
(Foto: divulgação)
Agility é uma ótima oportunidade para o cão melhorar o condicionamento físico |
Pelo fato de serem domesticados pelo homem, muitas vezes os cães são alimentados com os mesmos alimentos sendo que o ideal é fornecer somente ração própria e de boa qualidade. Isto porque estas rações já são balanceadas com todos os nutrientes que o pet precisa para ter uma alimentação saudável, além da praticidade e da facilidade de se estabelecer uma quantidade ideal de consumo diário.
Os estilos de vida sedentária dos modernos animais de estimação e seus proprietários também podem desempenhar um papel no desenvolvimento da obesidade. A maioria dos animais é obesa devido à superalimentação induzida pelo proprietário e pela quantidade inferior de exercícios. Quanto à alimentação, alimentos que contém açúcar ou principalmente chocolate são proibidos. Uma dica é utilizar petiscos saudáveis, como frutas não ácidas, talos de vegetais como cenoura ou brócolis, para substituir os petiscos industrializados.
Cão que se movimenta é cão saudável
(Foto: divulgação)
Cão que não têm a companhia de outro animal ou espaço suficiente para correr e brincar tem maior chance de desenvolver a obesidade, pois não gasta energia. Neste caso é facilmente corrigida com passeios diários ou brinquedos e atividades que façam o cachorro se movimentar e, assim, gastar calorias. O agility e a natação são ótimas opções para combater o sedentarismo.
Espaços como o Clube de Cãompo, hotel fazenda exclusivo para cachorros, oferecem as atividades. Segundo o veterinário e proprietário do clube, Aldo Macellaro Júnior, o agility é uma ótima oportunidade para o cão melhorar seu condicionamento físico e agilidade, superando um circuito de obstáculos, túneis, estacas em zigue-zague e pneus. A natação também é ideal para cães com sobrepeso, pois além de promover um grande gasto calórico, não promove impacto nas articulações.
O Clube recebe, inclusive, cães que já estão obesos, oferecendo, além do agility e a natação, passeios e lazer monitorados, socialização quando possível e alimentação específica para perda de peso. “A perda de peso deve ser lenta e gradual, é necessário uma mudança de hábito e tempo para obter a forma física necessária para ele levar uma vida tranquila e saudável. É importante frisar que antes de iniciar uma dieta ou programa de exercícios, o cão tem sempre que passar por um check-up com seu veterinário de confiança.”
Consequências da obesidade
Problemas cardíacos: o coração é um órgão bastante afetado pela obesidade. O coração tem de aumentar a sua capacidade de distribuição de sangue a muitos mais sítios que se foram criando com a acumulação de massa. Como o sangue tem de percorrer caminhos mais longos, a força ou pressão com que é bombeado tem de aumentar.
Problemas respiratórios: num cão obeso os pulmões têm menos espaço para se encherem de ar e têm em contrapartida de aumentar a sua capacidade de captação de oxigênio para fornecer ar ao maior número de células no corpo.
Problemas gastrointestinais: diarreia e o aumento da flatulência ocorrem mais frequentemente em cães obesos, situação que não é agradável nem para o cão e nem para o dono.
Diabete: doença sem cura que pode obrigar a injeções diárias e pode levar à cegueira. A incapacidade de produção de insulina para processar os níveis aumentados de açúcar está por detrás do desenvolvimento de diabetes.
As doenças articulares podem ser agravadas: A artrite, por exemplo, provoca dores intensas e pode se desenvolver devido ao aumento da pressão sobre joelhos e cotovelos.
Fonte: Atitude Press
Obesidade canina: veja dicas para combater o problema
Reviewed by Redação
on
11/13/2013 05:22:00 PM
Rating:
Nenhum comentário
Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com