campa-insta


Conjuntivite pode ser causada por medicamentos de uso oral e ocular

Compartilhar no WhatsApp!

Principais sintomas são olhos avermelhados, dor, fotofobia e lacrimejamento

(Foto: Getty Images)
Imagem ilustrativa. Para tratamento é indicado compressa
gelada e colírios lubrificantes
Muito comum durante o inverno, a conjuntivite pode não ser ocasionada apenas por vírus ou bactérias, mas também por reações alérgicas contra poeira, poluição e até medicamentos de uso ocular e oral. De acordo com a Dra. Maria Cristina Nishiwaki Dantas, professora adjunta do departamento de Oftalmologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, esse tipo da doença é classificada como infecciosa e não infecciosa. "Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e a parte posterior das pálpebras.

A forma infecciosa da doença é classificada como bacteriana ou viral, sendo a última a mais frequente entre as pessoas. "A conjuntivite viral é mais comum no verão, mas pode ocorrer em todas as épocas do ano", afirma a Dra. Maria Cristina.

Segundo a especialista, se não tratada adequadamente, a inflamação pode até cegar o paciente. "Não é usual, porém o agravamento da conjuntivite é capaz de deixar cicatrizes na córnea e esse indivíduo pode precisar de cirurgia para recuperação visual. Não devemos tratá-la como um problema banal", enfatiza.

Para o tratamento da conjuntivite viral, a especialista indica compressa gelada e colírios lubrificantes, já a bacteriana pode ser combatida com colírios a base de antibióticos. "Os principais sintomas são olhos avermelhados, dor, fotofobia e lacrimejamento. Porém, nem todo olho vermelho é conjuntivite. O paciente deve procurar um profissional da saúde para realizar o diagnóstico correto", explica.

Veja algumas ações que contribuem para evitar a conjuntivite:
- Evitar aglomerações
- Lavar as mãos com frequência
- Evitar coçar os olhos
- Usar toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos
- Trocar as fronhas dos travesseiros diariamente (enquanto perdurar a conjuntivite)
- Não compartilhar rímel, delineadores ou qualquer outro produto de beleza
- Não se automedicar

Fonte: Fran Press
Conjuntivite pode ser causada por medicamentos de uso oral e ocular Conjuntivite pode ser causada por medicamentos de uso oral e ocular Reviewed by Redação on 7/29/2013 02:58:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-