campa-insta


Maioria dos brasileiros hipertensos abandonam tratamento ao longo dos anos

Compartilhar no WhatsApp!

Para conscientizar a população, a Sociedade Brasileira de Hipertensão lança nova campanha e anuncia novo estudo para avaliar as razões que levam ao abandono do tratamento

(Foto: Getty Images) 
Doença atinge cerca de 30% da população brasileira
Menos de 20% dos brasileiros hipertensos mantém aderência ao tratamento ao longo dos anos, informa a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). Responsável por 9,4 milhões de milhões de mortes no mundo, segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde, a hipertensão arterial atinge cerca de 30% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade. Além disso, a hipertensão é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal, graves consequências da pressão alta que podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento.

“Esse é um dos grandes problemas da hipertensão, por ser uma doença assintomática, os pacientes por diferentes motivos tendem a abandonar o tratamento, tanto a modificação dos hábitos de vida quanto a tomada da medicação propriamente dita”, explica a diretora científica da SBH, Dra. Frida Plavnik.

Para melhor esclarecer o problema, a SBH lançará este ano uma pesquisa nacional junto à classe médica e aos pacientes para identificar quais são as razões que os levam ao abandono do tratamento. “Essa pesquisa é extremamente importante, pois a partir dela identificaremos as razões desse comportamento dos brasileiros e por meio de campanhas educativas e contínuas, tanto com médicos quanto com a população em geral, trabalharemos direto no foco do problema”, explica a médica. A pesquisa será realizada em conjunto com a Sociedade Argentina de Hipertensão e dará um panorama do problema em dois países da América do Sul.

Segundo a Dra. Frida, outra questão importante envolvendo o assunto é lembrar que a não aderência ao tratamento tem um custo social e econômico elevado a todo o sistema de saúde e que esse cenário pode ser modificado com medidas preventivas eficientes e conscientização da população que já sofre com a doença. A SBH realiza anualmente sua Campanha Menos Pressão. Em 2013, o mote da campanha é “Benefícios de Ser Menos Pressão”, o tema escolhido tem como objetivo mostrar aos pacientes quais as vantagens de manter a pressão arterial controlada.

Fonte: Advice Comunicação

Maioria dos brasileiros hipertensos abandonam tratamento ao longo dos anos Maioria dos brasileiros hipertensos abandonam tratamento ao longo dos anos Reviewed by Redação on 4/24/2013 01:55:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-