campa-insta


PEC das Domésticas: senado analisa proposta nesta quarta-feira (13)

Compartilhar no WhatsApp!

“Novos direitos dos empregados domésticos precisam de alguns ajustes”, avalia professor de direito do trabalho. Texto estende aos trabalhadores domésticos 16 direitos, entre eles: seguro-desemprego e FGTS

(Foto: Wilson Dias/ABr)
Arquivo / Plenário do Senado Federal
O Senado Federal deverá analisar nesta quarta-feira (13) a PEC das Domésticas - Proposta de Emenda à Constituição n° 478/10. A proposta amplia os direitos trabalhistas de domésticas, babás, cozinheiras e outros trabalhadores em residências. O texto estende aos trabalhadores domésticos 16 direitos já assegurados aos demais trabalhadores urbanos e rurais contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), entre eles: seguro-desemprego; Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS); garantia de salário mínimo, quando a remuneração for variável; adicional noturno; salário-família; jornada de trabalho de oito horas diárias e 44 horas semanais; hora-extra; e seguro contra acidente de trabalho. A matéria foi incluída na pauta de votações de amanhã da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Na visão do mestre em direito do trabalho e professor da pós-graduação da PUC-SP, Ricardo Pereira de Freitas Guimarães, a PEC prevê um avanço necessário na regulamentação do trabalho doméstico, mas ainda precisa ser melhor debatida antes de ser colocada em prática.

(Foto: divulgação)
Ricardo Guimarães, mestre
em direito do trabalho
“Não há duvida que se trata de um avanço necessário para tornar o empregado doméstico de vez um verdadeiro cidadão com amplos direitos e deveres. Evidente que alguns pontos da proposta precisam de uma melhor discussão como o controle de jornada e a hora extra. São temas que na prática podem render uma série de problemas e, por isso, precisam ser bem regulamentados. Por exemplo, como controlar a jornada de um empregado que trabalha na sua casa? Esse controle será obrigatório tendo em vista que a CLT apenas determina a necessidade de controle para empresas com mais de 10 empregados?”, indaga o professor.

Guimarães ressalta que os processos que envolvem trabalhadores domésticos na Justiça do Trabalho estão entre os mais difíceis de serem julgados bem como os mais difíceis na realização de provas pelas próprias partes (empregados e empregadores). “Os juízes trabalhistas têm uma enorme dificuldade em julgar os casos de empregados domésticos, pois, normalmente as partes não têm testemunhas para provar os fatos. Além disso, atualmente pouca coisa é documentada, a relação é mais informal, o que muitas vezes dificulta a busca da verdade no processo”, explica.

O Brasil tem 7,2 milhões de empregados domésticos, sendo 6,7 milhões de mulheres e 504 mil homens, e aparece como o país com a maior população de trabalhadores domésticos do mundo em números absolutos, segundo estudo feito em 117 países pela  Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada
PEC das Domésticas: senado analisa proposta nesta quarta-feira (13) PEC das Domésticas: senado analisa proposta nesta quarta-feira (13) Reviewed by Redação on 3/12/2013 04:00:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-