“Novos direitos dos empregados domésticos precisam de alguns ajustes”, avalia professor de direito do trabalho. Texto estende aos trabalhadores domésticos 16 direitos, entre eles: seguro-desemprego e FGTS
(Foto: Wilson Dias/ABr)
Arquivo / Plenário do Senado Federal |
Na visão do mestre em direito do trabalho e professor da pós-graduação da PUC-SP, Ricardo Pereira de Freitas Guimarães, a PEC prevê um avanço necessário na regulamentação do trabalho doméstico, mas ainda precisa ser melhor debatida antes de ser colocada em prática.
(Foto: divulgação)
Ricardo Guimarães, mestre em direito do trabalho |
Guimarães ressalta que os processos que envolvem trabalhadores domésticos na Justiça do Trabalho estão entre os mais difíceis de serem julgados bem como os mais difíceis na realização de provas pelas próprias partes (empregados e empregadores). “Os juízes trabalhistas têm uma enorme dificuldade em julgar os casos de empregados domésticos, pois, normalmente as partes não têm testemunhas para provar os fatos. Além disso, atualmente pouca coisa é documentada, a relação é mais informal, o que muitas vezes dificulta a busca da verdade no processo”, explica.
O Brasil tem 7,2 milhões de empregados domésticos, sendo 6,7 milhões de mulheres e 504 mil homens, e aparece como o país com a maior população de trabalhadores domésticos do mundo em números absolutos, segundo estudo feito em 117 países pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada
PEC das Domésticas: senado analisa proposta nesta quarta-feira (13)
Reviewed by Redação
on
3/12/2013 04:00:00 PM
Rating:
Nenhum comentário
Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com