campa-insta


Primavera: estação oferece mais riscos aos olhos

Compartilhar no WhatsApp!

Especialista aponta sete dicas para evitar irritações e alergias

(Foto: Getty Images) 
O ato de coçar os olhos pode desencadear uma infecção ocular
A estação mais bonita e florida do ano tem início no dia 22 de setembro sob altas temperaturas e baixa umidade do ar. Nesse contexto, a saúde de pessoas alérgicas a pó, pólen e poluição geralmente fica ainda mais sensível. Além das doenças respiratórias, pálpebras e cílios podem coçar a ponto de ferir a pele ao redor dos olhos e até mesmo desencadear uma infecção ocular.

“Aos primeiros sinais de irritação em torno dos olhos, é importante tomar medidas que contenham o avanço do problema e procurar um oftalmologista se a coceira persistir. Outro alerta importante é que crianças alérgicas são mais propensas a desenvolver ceratocone, doença degenerativa do olho”, diz Renato Neves, médico oftalmologista e diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo.

(Foto: divulgação) 
Dr. Renato Neves
Nesta época, é muito importante hidratar bem a área ao redor dos olhos, aprendendo a identificar os agentes que mais facilmente irritam a pele. “Além da poluição do ar, que se intensifica nos dias quentes e secos, a pessoa deve checar se a coceira não é proveniente de produtos que entram em contato com a pele e os olhos”, avisa o especialista. “Delineador, lápis, rímel, sombra e pó compacto, por exemplo, podem ser tão agressivos a determinadas pessoas que acabam desencadeando conjuntivite. Isso também acontece quando os olhos entram em contato com alguns tipos de xampu e condicionador”, completa.

Neves indica algumas condutas que devem ser bem observadas durante a estação para evitar e aliviar a coceira nos olhos:

1 - Lavar os cílios durante o banho com uma gota de xampu neutro para tirar qualquer resíduo prejudicial aos olhos;
2 - Usar compressas geladas durante o dia e à noite;
3 - Pingar lágrimas artificiais para lubrificar bem o cristalino;
4 - Retirar e higienizar as lentes de contato antes de dormir;
5 - Usar óculos escuros sempre que estiver ao ar livre;
6 - Investir em maquiagem de boa procedência, tomando cuidado de manter sempre limpos os pincéis e escovas que entram em contato com os olhos, cílios e sobrancelhas;
7 - Remover a maquiagem, lavar bem o rosto com sabonete infantil e hidratar a região ao redor dos olhos antes de dormir.

Fonte: Press Página

Primavera: estação oferece mais riscos aos olhos Primavera: estação oferece mais riscos aos olhos Reviewed by Redação on 9/15/2012 05:04:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-