campa-insta


Distúrbios do sono atingem quase metade da população brasileira

Compartilhar no WhatsApp!

Existem mais de 90 tipos de distúrbios do sono. Estresse está relacionado como uma das causas

(Foto: Getty Images)
Mais de  43% da população brasileira sofre algum tipo de distúrbio do sono e apresenta sinais de cansaço durante o dia, segundo a Associação Brasileira do Sono. Em consequência, essas pessoas  podem vir a ter problemas de saúde, irritabilidade e até menor produtividade no trabalho.

Pode ser considerado um distúrbio do sono qualquer dificuldade relacionada ao sono, como dificuldade de adormecer ou de permanecer adormecido, dormir em momentos inapropriados, tempo total de sono em excesso ou ocorrência de comportamentos anormais relacionados ao sono.

A maioria dos problemas do sono não se trata de uma doença em si. A insônia, por exemplo, refere-se à dificuldade para pegar no sono, à dificuldade para permanecer dormindo ou ao impulso para acordar cedo demais. É um sintoma que pode ser causado pela adoção de certos padrões de estilo de vida ou por determinadas condições de saúde, mas é considerado um distúrbio secundário.

Existem mais de 90 tipos de distúrbios do sono, entre os considerados secundários e os que se configuram doença. Eles pertencem às categorias como insônia, sonolência excessiva durante o dia, problemas de ritmo de sono regular e comportamentos que perturbam o sono. Para algumas pessoas, o distúrbio do sono pode ser bastante complicado, levando a problemas mais graves.
(Foto: divulgação)
Renata Federighi
A causa do surgimento desses distúrbios pode estar no estresse presente no dia a dia dos brasileiros, que faz com que as pessoas durmam cada vez menos, e mesmo quando dormem não possuem um sono revitalizador. “Se não forem tratadas, essas alterações do sono podem desencadear doenças como infarto, obesidade, diabetes, arritmia e hipertensão arterial”, afirma Renata Federighi, consultora do sono da Duoflex.

Segundo a consultora, algumas medidas podem auxiliar a evitar esses distúrbios:

- Ter um sono regular. Com horários definidos para dormir e acordar.

- Somente ir para cama quando estiver realmente com sono. Isso evita pensamentos e preocupações que podem levar ao estresse e causar a insônia.

- Evitar utilizar a cama para ler ou ver televisão.

- Reduzir o ritmo e fazer atividades leves e relaxantes.

- Evitar alimentos pesados, álcool e uso de cafeína.

- Evite o ócio durante o dia e faça atividades físicas.

Fonte: Dezoito Comunicação
Distúrbios do sono atingem quase metade da população brasileira Distúrbios do sono atingem quase metade da população brasileira Reviewed by Redação on 6/11/2012 02:01:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-