campa-insta


De Olho no Lance: O adeus do animal

Compartilhar no WhatsApp!
Por Alisson Matos

(Foto: Marcelo Sadio / vasco.com.br / Divulgação)
A linearidade da vida não poupa ninguém do inevitável, pois desde que o mundo é mundo é sabido que tudo que nasce irá morrer, numa constatação cruel que ultrapassa raciocínios lógicos, biológicos ou religiosos. E toda vez que o ser humano se depara com a linha tênue que o separa de qualquer atividade as indagações surgem como em dialéticas à La Grécia Antiga.

Tudo isso para falar da aposentadoria de Edmundo. Um dos craques que vi jogar, que me fez chorar muito mais do que sorrir. Um ser humano na real acepção da palavra, de erros e acertos, ídolo de várias cores, homem de muitos amores, capaz de trocar o profissionalismo pelo carnaval e o amadorismo pelos sonhos.

No Vasco virou príncipe. No Palmeiras animal. Passou pelo Flamengo, Napoli, Fluminense, Figueirense e tantos outros. Na Seleção foi um daqueles casos em que só o imponderável explica. Na Copa da França chegou a jogar alguns minutos, numa partida que já estava decidida. O fato é que Edmundo jamais precisou da amarelinha para provar quem ele é.

Personalidade forte, sempre acreditou nas suas convicções. Jamais abaixou a cabeça, coisa casa vez mais rara na passividade que assola o encantador esporte. Personagens como o Edmundo são escassos.

As lágrimas que escorriam, nas épicas vitórias vascaínas sobre o Flamengo, serviram para ensinar o peso da derrota, a se portar nas adversidades e a lidar com a vitória quando ela viesse. Porque Edmundo, embora muitos vejam somente defeitos, talvez sem imaginar deixou lições.

E o fim, que no fundo simboliza um novo início, como não poderia ser diferente, veio onde ele começou, no Rio de Janeiro, com a camisa do Vasco em São Januário num enredo fascinante.

Uma justa homenagem.

O futebol sentirá sua falta, animal.
De Olho no Lance: O adeus do animal De Olho no Lance: O adeus do animal Reviewed by Alisson Matos on 3/29/2012 01:44:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-