campa-insta


Com força de vontade, ‘Uma Dama de Óculos Escuros...’ torna-se suspense razoável

Compartilhar no WhatsApp!
Filme estreia no Brasil quase dois anos após lançamento europeu

Crítica  | Por Thiago Mendes
thiagomendes@portaltelenoticias.com

(Foto: divulgação)
A escocesa Freya Mavor interpreta Dany, a personagem central da história
O título completo (puxe o fôlego) é ‘Uma Dama de Óculos Escuros Com Uma Arma no Carro’. Embora sua extensão lembre nome de samba-enredo, foi extraído diretamente do livro no qual o roteiro se baseia, ‘La Dame Dans L'auto Avec des Lunettes et un Fusil’, escrito por Sébastien Japrisot (1931-2003) e publicado originalmente em 1966.

A dama em questão é a jovem secretária Dany (a escocesa Freya Mavor, da série ‘Skins’, 2007-2013). O carro, um luxuoso esportivo, é de seu chefe, Michel (Benjamin Biolay, do recente ‘Personal Shopper’). Por uma série de circunstâncias, o veículo fica sob a tutela de Dany, que deve retorná-lo à garagem do dono, ausente do país em viagem com a família. Deslumbrada com a situação, ela não cumpre o combinado e o toma “emprestado” rumo ao litoral, para que possa, finalmente, conhecer o mar. A partir daí sucedem-se fatos que colocam sua sanidade mental à prova, e a cabeça do espectador em parafuso.

Em seu terceiro longa-metragem, o diretor francês Joann Sfar - de ‘Gainsbourg’ (2010) e ‘O Gato do Rabino’ (2011) - nos entrega um suspense bastante promissor em seu primeiro terço de duração. Toda a apresentação dos personagens centrais é feita com extrema competência ao estabelecer desde o início, em compasso certeiro, o clima misterioso e sensual que envolve a trama. É notável a sutileza com que capta-se tanto a leve tensão (sexual) entre Dany e Michel, quanto a - mais evidente - tensão (emocional) entre a secretária e Anita, esposa de Michel (Stacy Martin, de ‘Ninfomaníaca’, 2013), que reverbera e indica certa rivalidade entre as duas num passado recente.

(Foto: divulgação)
O roteiro se baseia em ‘La Dame Dans L'auto Avec des Lunettes et un Fusil’,
escrito por Sébastien Japrisot (1931-2003) e publicado em 1966
Por sinal, registre-se a digna atuação de Freya Mavor, ao empregar em sua personagem o ar de ingenuidade e fascínio platônico, quase adolescente, que Dany sente por seu superior.

Feliz, também, a escolha em manter a história numa época próxima à relatada no livro. Estamos em algum ponto entre final dos anos 1960 e início dos 70. A escolhas estéticas desencadeadas por isso conferem especial aura “retrô” ao longa. Sobretudo o visual pouco saturado, pendente para tons de vermelho, lembrando antigas fotografias. Aliás, como é refrescante, e cada vez mais raro, assistir a um filme contemporâneo realístico sem a presença de celulares, computadores e TVs em cada cena. É como se sobrasse mais história para contar, mais personagens para interagir, mais criatividade para apreciar. Faça a experiência.

Mas todos os fatores elogiosos da produção esbarram no duvidoso complemento. Conforme Dany desloca-se em direção ao mar, vamos nos encabulando e, inevitavelmente, especulando cada vez mais. E é exatamente esta a intenção, já sacamos. Difícil é aceitar as explicações do desfecho, em constrangedor estilo “mistérios da turma do Scooby-Doo”, onde nos são reveladas atitudes um tanto questionáveis de certos personagens, sem mencionar os mirabolantes acasos. No entanto, se nos esforçarmos em acreditar um pouco no que nos é contado, elevando nosso nível de tolerância, ‘Uma Dama’ torna-se, ao menos, um suspense interessante.

Veja o trailer:

Uma Dama de Óculos Escuros Com Uma Arma no Carro
(La Dame Dans L'auto Avec des Lunettes et un Fusil) - França/Bélgica, 93 min, 2015.
Em cartaz desde 11/5.

As opiniões expressas nessa coluna são de inteira responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do Portal Telenotícias.
Com força de vontade, ‘Uma Dama de Óculos Escuros...’ torna-se suspense razoável Com força de vontade, ‘Uma Dama de Óculos Escuros...’ torna-se suspense razoável Reviewed by Redação on 5/18/2017 03:38:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-