campa-insta


Ministério da Saúde aprova protocolo para diagnóstico de TDAH

Compartilhar no WhatsApp!

Documento também aborda tratamento, controle e avaliação do transtorno


Por Karine Melo | Repórter da Agência Brasil em Brasília


(Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)

O protocolo do Ministério da Saúde foi publicado na edição dessa quarta-feira (3)
do Diário Oficial da União

O governo brasileiro aprovou um documento com critérios de diagnóstico, tratamento e mecanismos de regulação, controle e avaliação do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).


O protocolo do Ministério da Saúde foi publicado na edição dessa quarta-feira (3) do Diário Oficial da União. Dados da Organização Mundial da Saúde estimam que o transtorno acomete 3% da população mundial.


Segundo o ministério, o transtorno é considerado uma condição do neurodesenvolvimento, caracterizada por uma tríade de sintomas envolvendo desatenção, hiperatividade e impulsividade em um nível exacerbado e disfuncional para a idade. Os sintomas começam na infância, podendo persistir ao longo de toda a vida.


“As dificuldades, muitas vezes, só se tornam evidentes a partir do momento em que as responsabilidades e a independência se tornam maiores, como quando a criança começa a ser avaliada no contexto escolar ou quando precisa se organizar para alguma atividade ou tarefa sem a supervisão dos pais”, ressaltou a pasta.


Diagnóstico tardio


Embora o TDAH seja frequentemente diagnosticado durante a infância, o Ministério da Saúde alertou ainda que não é raro o diagnóstico ser feito posteriormente. Ele deve ser realizado por um médico psiquiatra, pediatra ou outro profissional de saúde como neurologista ou neuropediatra.


Ministério da Saúde aprova protocolo para diagnóstico de TDAH Ministério da Saúde aprova protocolo para diagnóstico de TDAH Reviewed by Redação on 8/05/2022 05:59:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-