campa-insta


Filme 'Nem Tudo se Desfaz' entra em cartaz em São Paulo

Compartilhar no WhatsApp!

'Nem Tudo se Desfaz' é um documentário ensaístico que trata dos desdobramentos culturais e políticos no Brasil iniciados com as Jornadas de Junho de 2013


(Imagem: Reprodução/Facebook)

Documentário trata sobre retomada das grandes manifestações de rua como instrumento de disputa política e da quebra de uma longa hegemonia da esquerda na cultura nacional


O filme 'Nem Tudo se Desfaz', do controverso cineasta Josias Teófilo, mesmo diretor de O Jardim das Aflições, entrou em cartaz em São Paulo na quinta-feira (23), no Petra Belas Artes, mesmo local que recebeu a pré-estreia na última segunda-feira (20).    


A pré-estreia contou a presença da ex-secretária de cultura, a atriz Regina Duarte, dos deputados federais Bia Kicis, Carla Zambelli e Hélio Lopes, de Roxane Carvalho, esposa de Olavo de Carvalho, do delegado Alexandre Ramagem, diretor da Agência Brasileira de inteligência (Abin), do ex-secretário de Comunicação Fábio Wajngarten e dos deputados estaduais Douglas Garcia e Gil Diniz. 


Nem Tudo se Desfaz é um documentário ensaístico que trata dos desdobramentos culturais e políticos no Brasil iniciados com as Jornadas de Junho de 2013, iniciando um período de aceleradas transformações na sociedade brasileira que culminaria na eleição de Bolsonaro em outubro de 2018. Esse intervalo de tempo marca a retomada das grandes manifestações de rua como instrumento precípuo de disputa política, no esteio da ascensão das redes sociais e da quebra de uma longa hegemonia da esquerda na cultura nacional, acompanhada de uma crise sem precedentes em organismos intermediários como a grande imprensa, os partidos políticos, o Supremo Tribunal Federal, entre outras instituições. 


No Brasil de 2018, grande parte dessas instituições se aglomeraram num bloco de resistência a um candidato à presidência da República: Jair Bolsonaro. Figura popular, o capitão de infantaria do Exército adotou a divisa de campanha “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” e serviu como veículo para o espírito conservador, nacionalista e patriótico que se consolidava no país com particular intensidade a partir de Junho de 2013.


As manifestações populares de apoio ao candidato vencedor do pleito ressoam as manifestações de 2013, repetindo seus temas como uma sinfonia de Sibelius, a qual encerra-se justamente com uma dramática catarse nacionalista. O tema da revolução conservadora, aparente paradoxo presente sub-reptícia ou explicitamente nas obra de pensadores e filósofos como Alexis de Tocqueville, Joaquim Nabuco, Sergio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre, marca a tônica de uma grande mudança que tem como norte a conciliação de antagonismos, em acomodações sucessivas mais ou menos dirigidas, sem perda da identidade do conjunto, em oposição a projetos artificiais e sem ligação orgânica com a identidade mais profunda do povo brasileiro. 


Serviço:

Local: Petra Belas Artes - Rua da Consolação, 2423, São Paulo/ SP


Assista ao trailer:

Filme 'Nem Tudo se Desfaz' entra em cartaz em São Paulo Filme 'Nem Tudo se Desfaz' entra em cartaz em São Paulo Reviewed by Redação on 9/23/2021 05:51:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-