campa-insta


Reforma tributária pode garantir crescimento do PIB em 5,42% até 2033, projeto Ipea

Compartilhar no WhatsApp!
O levantamento leva em conta a criação de um novo imposto unificado sobre consumo, o IBS, com taxa de 25%, após dez anos de transição

Por Marquezan Araújo | Da Agência Brasil 61

(Foto: arquivo CNM)
A reforma tributária é um dos temas mais relevantes em discussão atualmente no Congresso Nacional
Um dos temas mais relevantes em discussão no Congresso Nacional, a reforma tributária contribuirá para o crescimento do PIB brasileiro em 5,42% a mais do que num cenário sem reforma. É o que estima um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O levantamento leva em conta a criação de um novo imposto unificado sobre consumo, o IBS, com taxa de 25%, após dez anos de transição.

Autor do estudo, o pesquisador João Maria de Oliveira acredita que, atualmente, os impostos sobre consumo correspondem a 50% da arrecadação total no país. Segundo ele, isso acarreta preços mais elevados, o que afeta principalmente as pessoas mais pobres. A pesquisa considera somente parte da proposta que unifica os impostos federais, estaduais e municipais sobre o consumo num único imposto.

O levantamento foi feito considerando um cenário-base, onde não há reforma tributária, e outros três cenários, com prazo de transição para a nova sistemática tributária de seis ou dez anos. Oliveira afirma que a região Sudeste se beneficia da otimização alocativa gerada pela unificação das alíquotas entre regiões e setores. Já o Centro-Oeste do país ganharia com a ampliação da produtividade do trabalho e, consequentemente, com aumento do emprego.

Pelo estudo, é possível concluir que alguns setores da economia se beneficiariam com a alteração na legislação. A indústria extrativa, por exemplo, poderá crescer 23,7% a mais do que num cenário sem reforma. Por outro lado, a agropecuária teria uma variação negativa do PIB de 11,5% no cenário sem reforma.

Reforma tributária pode garantir crescimento do PIB em 5,42% até 2033, projeto Ipea Reforma tributária pode garantir crescimento do PIB em 5,42% até 2033, projeto Ipea Reviewed by Redação on 7/21/2020 06:59:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-