campa-insta


Portal Telenotícias adota o uso de interpretador digital de Libras

Compartilhar no WhatsApp!
Ferramenta permite a tradução de todo o conteúdo do site para a linguagem gestual

Da Redação Telenotícias

(Imagem: reprodução / Portal Telenotícias)
As traduções são feitas pelo Ícaro, um tradutor virtual que gera os sinais em libras quando o internauta clica sobre o texto
A partir desta sexta-feira (24), todo o conteúdo do Portal Telenotícias poderá ser traduzido automaticamente para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A ferramenta VLibras permite que pessoas surdas com fluência no idioma de sinais possam consumir toda a informação publicada pelo portal.

As traduções são feitas pelo Ícaro, um tradutor virtual que gera os sinais em libras quando o internauta clica sobre o texto. A ferramenta pode ser utilizada em todo o corpo da página por meio do ícone lateral de linguagem gestual.

Desenvolvido pela administração pública federal em código aberto, o VLibras conta com mais de 17 mil sinais e está disponível em diversas plataformas. Pode ser usado em desktop ou dispositivos móveis, com versões para Android e iOS. A ferramenta também pode ser usada como extensão para navegadores de internet e está disponível para o Google Chrome e para o Mozilla Firefox.

Estima-se que cerca de 3 milhões de traduções sejam feitas, por mês, com o uso da ferramenta VLibras. Segundo o editor-geral do Portal Telenotícias, Diego Martins, o VLibras permite uma verdadeira inclusão de pessoas surdas no universo de sites noticiosos. "Eu fiquei sabendo dessa ferramenta e logo quis implementar em nosso portal. Acho que é extremamente válida essa iniciativa do poder público federal, e espero que seja difundida nos mais variados sites e portais de notícias", comentou.
Portal Telenotícias adota o uso de interpretador digital de Libras Portal Telenotícias adota o uso de interpretador digital de Libras Reviewed by Redação on 7/24/2020 06:07:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-