campa-insta


Dezembro Laranja: câncer de pele atinge 180 mil brasileiros por ano

Compartilhar no WhatsApp!
Dermatologista explica os tipos de câncer de pele, faz alertas e dá dicas para cuidar da pele

(Foto: Getty Images)
As pintas são preocupantes e as que demandam maior atenção são aquelas com formato irregular, assimétrico, que tenham mais de uma cor e/ou estejam apresentando um crescimento rápido
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é o tipo mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Porém, quando descoberto no início, as chances de cura são de mais de 90%. Por isso, a ação Dezembro Laranja é promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD desde 2014, e faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, que tem como objetivo orientar a população nos cuidados que se deve ter, como identificar um possível câncer, entre outras informações.

A exposição solar ainda é o maior fator de risco para ter câncer de pele, mas há também outros fatores como etnia, propensão genética, não usar filtro solar e o tabagismo. Segundo o dermatologista do São Cristóvão Saúde, Dr. Bruno Tegão, há uma classificação da escala de tons de pele, criada pelo médico norte-americano Thomas B. Fitzpatrick.

“A pele humana é classificada em fototipos de I a VI, sendo Fototipo I a mais clara, a pele queima fácil nunca bronzeia e é muito sensível, que é o caso de pessoas loiras ou ruivas e com tendência a ter sardas, estes tem altíssimo risco de ter algum tipo de câncer de pele ao longo da vida. Por outro lado, os Fototipos V e VI, são peles morenas escuras e negras, que raramente se queimam e são insensíveis ao sol, nestas, o risco de tumor de pele diminui bastante porém não é excluso”, diz o especialista.

(Foto: Portal do Governo / Ministério da Saúde)
“Existem vários tipos de câncer de pele, sendo os mais comuns o Carcinoma Basocelular e o Carcinoma Espinocelular, que na maioria das vezes se apresentam como uma ‘ferida’, ‘verruga’ ou nódulo ‘estranho’ em áreas do corpo que mais foram expostas ao sol ao longo dos anos, como face, braços, pernas e tórax. E o Melanoma que normalmente se manifesta como uma pinta diferente e apresenta um grande risco à vida, por ser altamente maligno.”, alerta o dermatologista.

Como citado acima pelo médico, as pintas são preocupantes e as que demandam maior atenção são aquelas com formato irregular, assimétrico, que tenham mais de uma cor e/ou estejam apresentando um crescimento rápido. “O recomendado é que toda pinta ou lesão diferente na pele, couro cabeludo e unhas, devem imediatamente serem avaliadas por um dermatologista. Além disso, deve-se manter o uso diário de protetor solar em áreas expostas à luz (solar ou artificial) e hidratar adequadamente a nossa pele. Com a avaliação do dermatologista, a lesão suspeita poderá ser enviada para biópsia ou ser imediatamente removida, já em casos de baixo risco, o médico faz o acompanhamento”, finaliza o Dr. Bruno Tegão.

Fonte: PR Consulting Brasil 
Dezembro Laranja: câncer de pele atinge 180 mil brasileiros por ano Dezembro Laranja: câncer de pele atinge 180 mil brasileiros por ano Reviewed by Redação on 12/23/2019 04:38:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-