Estreias em SP: conheça o visagismo de ‘Zorro’ e ‘O Caso Makropulos’

Make-up designer Anderson Bueno fala também sobre ‘A Dama das Camélias’, clássico que virá para a capital paulista após passar por Portugal

 Da Agência Telenotícias

 (Imagem: divulgação)
Em 2 de agosto, a capital paulista recebe ‘Zorro, O musical’, que também comemora os 100 anos da história do primeiro herói mascarado do mundo
‘A Dama das Camélias’, ‘Zorro, O Musical’ e ‘O Caso Makropulos’ são os três grandes espetáculos previstos para estrear em breve na capital paulista. Embora marcadas por estilos diferentes (peça dramática, musical e ópera), essas obras tem algo em comum: todas contam com visagismo assinado pelo make-up designer Anderson Bueno, que sempre mantém a agenda cheia, quando o assunto é a maquiagem artística por trás dos grandes espetáculos teatrais brasileiros.

Com tanta frequência de trabalhos, o que não falta é inspiração e criatividade. Segundo Anderson Bueno, essas características estão diretamente ligadas ao fato de ele não fazer distinção de trabalhos e estar sempre aberto a ouvir bem o diretor e entender a proposta do figurino. “E principalmente, não deixar de estudar nunca!”, completa o visagista.

Atualmente, Bueno experimenta a sua primeira estreia internacional como visagista, ao assinar o clássico da literatura francesa: ‘A Dama das Camélias’, que estreia neste mês em Cascais, Portugal. “Eu, particularmente, adoro fazer clássicos! Em especial quando estes são montados tentando ser o mais fiel à época. Além de tudo, esse espetáculo está sendo muito desafiador, por conta da distância. Nunca havia feito isso antes!”, entrega o profissional.

(Imagem: divulgação)
Atualmente, Bueno experimenta a sua primeira estreia internacional como
visagista, ao assinar o clássico da literatura francesa: ‘A Dama das Camélias’
Bueno explica que em virtude da sua agenda, não conseguiu ir na apresentação do projeto. “Mas o Roberto Cordovani, idealizador e ator do espetáculo, me passou todas as informações necessárias sobre o trabalho. Inicialmente eles me mandaram os looks dos figurinos, eu respondi com a minha ideia de visagismo (maquiagem e perucaria). Montei um passo a passo de maquiagem para a execução, e por enquanto estamos indo bem! Porém, eu irei na estreia do espetáculo, e aí pode ser que haja alguma alteração!”, revela. O drama a ‘A Dama das Camélias’ fica até o fim deste mês em Portugal. Após a temporada portuguesa, a peça será apresentada no West Plaza / Sala Laura Cardoso, em São Paulo, em cartaz de 03 de agosto a 29 de setembro.

No entanto, quando o assunto é o trabalho mais complexo atualmente, Bueno não esconde outro desafio que vem por aí. “Em ‘O Caso Makropulos’, existe um efeito de maquiagem que se revela no final, que ainda será testado, porque envolve questões técnicas de iluminação e claro, de orçamento”, diz o visagista sobre a ópera que estreia no dia 14 de junho, em São Paulo.

A inspiração para o visagismo de ‘O Caso Makropulos’ vem do diretor do espetáculo André Heller, ao solicitar que todo o figurino fosse inspirado nas duas primeiras décadas do século 20. “Quando ele apresentou a sua ideia de época e estilo, tendo como harmonia de cores as obras de Edvard Munch (quadro O Grito), eu resolvi transpor estas tonalidades para o estilo de maquiagem da época”, explica Bueno.

Na perucaria, os penteados clássicos que marcaram a década do início do século 20 também serão retratados. “O detalhe mais marcante fica para o momento final do espetáculo, onde usamos uma maquiagem incolor, que se revela na luz negra, criando efeito de veias no corpo da personagem”, revela o especialista. Escrita com base na comédia de Karel Capek, um dos mais influentes escritores tchecos, o espetáculo é dividido em três atos e tem Elina Makropulos como personagem central. Essa ópera ficará em cartaz no Theatro São Pedro até 23 de junho.

Já em 2 de agosto, a capital paulista recebe ‘Zorro, O musical’, que também comemora os 100 anos da história do primeiro herói mascarado do mundo. Segundo Anderson Bueno, existem dois pontos muito interessantes nesse espetáculo. “O primeiro é que o elenco estará em cena o tempo todo. Então a plateia irá ver as transformações dos personagens em cena. Outro ponto bastante diferente, para aqueles que chegarem com antecedência ao espaço, é que parte dos camarins estará visível ao público, então quem chegar cedo, poderá acompanhar o processo de caracterização / maquiagem dos atores”, convida Bueno.

‘Zorro’ ficará em cartaz em São Paulo no Teatro Santander até 3 de novembro. E nesse musical, o público pode esperar muitas cenas de ação, luta e correria. “Pensando nesse ritmo de espetáculo, a maquiagem tem que ser à prova d'água. Pensamos também em como realizar os efeitos (cicatrizes e sangue), sem que a mágica se perca, por conta da transpiração”, finaliza o especialista.
Estreias em SP: conheça o visagismo de ‘Zorro’ e ‘O Caso Makropulos’ Estreias em SP: conheça o visagismo de ‘Zorro’ e ‘O Caso Makropulos’ Reviewed by Redação on 6/11/2019 06:14:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-