campa-insta


Saiba o que levar na mochila das crianças para prevenir gripes e resfriados

Compartilhar no WhatsApp!
Grande parte dos cuidados considerados essenciais devem se estender no dia a dia do ambiente escolar

(Foto: Getty Images)
A inclusão de alguns itens na mochila das crianças, como uma garrafa de água, álcool gel e soro fisiológico,
 são recomendados para  evitar doenças respiratórias
No dia a dia, com o clima seco e poucos períodos de chuva, o costume de tomar água de hora em hora, lavar as mãos com água e sabão ou o de higienizá-las com álcool gel constantemente (com concentração de álcool a 70%) é capaz de evitar a gripe convencional, inclusive a H1N1 - transmitidas por meio do contato pessoal. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que aproximadamente 4 milhões de pessoas, entre adultos e crianças, morrem anualmente vítimas de doenças respiratórias.

Para passar longe dessas doenças, que se acentuam durante o ano letivo, não é preciso muito. Medidas simples como consultar um pediatra e reforçar os hábitos de limpar e hidratar o nariz diariamente já ajudam. “Além da inclusão de alguns itens na mochila das crianças, como uma garrafa de água, álcool gel, soro fisiológico, hidratante nasal, frutas e alimentos in natura, adequados à idade dos pequenos”, explica a Dra. Maura Neves, otorrinolaringologista do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo.

O ciclo diário da saúde nasal, quando feito por inteiro, ajuda tanto no tratamento como na prevenção. A lavagem nasal com soluções salinas, pelo menos 2 vezes ao dia, é excelente aliada para redução do índice de quadros infecciosos e, de quebra, o absenteísmo escolar. “Lavar o nariz com esses produtos ao acordar e dormir livra a mucosa nasal de vírus, bactérias, fungos, poluentes e outros alérgenos, prevenindo infecções e, até mesmo, crises de rinite, bem como reduz em até 40% a incidência de gripes e resfriados”, reforça a Dra. Maura.

Além desses cuidados, é muito importante a introdução e a prática diária da alimentação saudável para fortalecer o sistema imunológico. Alimentos ricos em Vitamina C, Ômega 3, Zinco, Gengirol e Alicina, são ótimos por concentrarem uma grande quantidade de antioxidantes, anti-inflamatórios e nutrientes essenciais ao organismo.

No entanto, grande parte dos cuidados considerados essenciais devem se estender no dia a dia do ambiente escolar. Quando há incentivo por parte da própria escola, e as crianças criam o hábito de fazer com alguma frequência a higiene nasal e das mãos, a chance de contrair alguma infecção se torna bem menor. “Nos passeios da escola, as professoras ou monitoras, quando orientadas, podem ensinar às crianças a fazerem a higienização, além de fazer junto. Ao fazer em casa e na escola, a criança, mesmo que ainda pequena, vai tomando consciência da importância desses cuidados. Quando tem o exemplo em casa, flui melhor, e com o tempo, aprende a fazer sozinha”, finaliza a especialista.

Fonte: Imagem Corporativa
Saiba o que levar na mochila das crianças para prevenir gripes e resfriados Saiba o que levar na mochila das crianças para prevenir gripes e resfriados Reviewed by Redação on 5/06/2019 03:50:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-