campa-insta


Coluna De Olho no Lance Especial: primeiros textos e grandes sonhos

Compartilhar no WhatsApp!
Por Alisson Matos*

(Imagem: reprodução / Portal Telenotícias)

Alisson Matos estreou no Portal Telenotícias em março de 2009
Os meus primeiros textos no Portal Telenotícias coincidem com os meus primeiros meses na universidade. Era pouco menos de um ano em São Paulo e foi ali que dei os passos iniciais da minha carreira.

Estreei uma coluna de título nada original: “De Olho no Lance”. A originalidade que faltou à escolha do nome procurei dar aos textos que publicava, em regra, semanalmente.  Escrevi sobre futebol, tênis, esportes olímpicos e também tratei de notícias que envolviam os dirigentes e os bastidores.

Evidentemente, como um jovem estudante de jornalismo, costumava oferecer aos raros leitores mais opinião do que informação. Hoje, percebe-se que as pretensões eram do tamanho dos sonhos.

Passados esses anos, este jornalista diplomado tem a convicção de que o bom jornalismo não mistura opinião com informação. E, sempre que tiver que escolher entre as duas, optará sempre pelo ato de informar. Primeiro, porque não interessa ao leitor a opinião do profissional que é pago para noticiar. Segundo, porque o colunismo virou uma febre na imprensa brasileira, como se o leitor, o ouvinte e o expectador não fossem capazes de formular um raciocínio lógico com a própria cabeça.

Sobre os meus textos, relendo-os, notei que há diferenças enormes quando comparados os primeiros aos últimos. Evolui, e sei que isso envolve a mudança de referências intelectuais e, também, claro, o espaço cedido pelo Portal Telenotícias a este jovem escriba.

A coluna “De Olho no Lance” foi uma das minhas mais fieis companhias de 2009 a 2012, quando encerrei a minha contribuição com o portal. Nesses dez anos de sua fundação, é muito bom saber que o Telenotícias ainda carrega o ímpeto e os desejos de muitos jovens universitários que começaram a escrever seriamente a partir dali.

*Alisson Matos é jornalista e coautor dos livros “Perder é do Jogo – as maiores tragédias de Flamengo e Fluminense” e “San x São – a história dos grandes”.




Coluna De Olho no Lance Especial: primeiros textos e grandes sonhos Coluna De Olho no Lance Especial: primeiros textos e grandes sonhos Reviewed by Redação on 11/28/2018 03:18:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-