campa-insta


8 dicas para pedir um aumento salarial

Compartilhar no WhatsApp!
Artigo | Por Reinaldo Passadori

(Foto: Getty Images)
Muitas vezes no anseio de pedir aumento, a pessoa atropela processos e sai falando com pessoas erradas
Um objetivo que praticamente todas as pessoas possuem nos tempos atuais e ganhar mais dinheiro e um dos caminhos é conseguir um aumento salarial. Contudo, a busca por ganhos maiores não é tão simples.

O principal motivo é que a vontade é de todos, mas a coragem é de poucos, pois as pessoas possuem uma dificuldade muito grande de falar com seus superiores e, mais ainda, de apresentarem as justificativas e estratégias para essa conquista. Por isso acredito que algumas técnicas e preparos podem facilitar este objetivo.

Para simplificar elaborei algumas orientações sobre o tema:

1 - Saiba quem é a pessoa correta a falar 

Muitas vezes no anseio de pedir aumento, a pessoa atropela processos e sai falando com pessoas erradas: ou com pessoas que não decidem nada e fazem apenas leva e trás prejudicando, ou pessoas que estão acima do gestor direto, não respeitando a hierarquia. Esse assunto deve ser debatido com gestores diretos e RH, e ninguém mais.

2 - Tenha clara sua importância 

Antes de pedir um aumento, observe quais são suas funções e se está cumprindo e também busque demonstrar os resultados do trabalho que realiza. Com isso demonstrará que é parte importante da empresa, justificando investimentos.

3 - Evite comparações

Muitas vezes as pessoas se sentem desvalorizadas perante os outros e a estratégia é desmerecer o criticar o companheiro, isso é um erro crasso, pois, perderá empatia. Não se compare com outras pessoas da equipe ou da organização que ganham mais.

4 - Tenha números do mercado 

Além de saber o quanto deseja ganhar é fundamental saber quanto o mercado está pagando para profissionais do mesmo nível, mas cuidado para não fazer chantagem. De nada adianta pedir um valor alto, se as empresas como um todo oferecem um salário inferior.

5 - Avalie o momento da empresa 

A situação que a empresa atravessa é ponto fundamental na estratégia de um aumento, se a empresa está em um momento de crise financeira ou de dificuldades, o pedido não só será mais difícil de ser aceito como será visto como falta de entrosamento com o negócio.

6 - Se planeje com argumentos certeiros

O responsável por dar ou não o aumento provavelmente refutará seu pedido, assim se prepare com antecedência, mentalizando possíveis objeções, seja sempre objetivo e claro em suas colocações.

7 - Negociar é necessário

Dificilmente seu pedido será atendido em sua plenitude, por isso se prepare para negociar e ajustar sua solicitação às possibilidades apresentadas, mas cuidado para não ceder com muita facilidade às propostas, foque em um objetivo mediano.

8 - Aceite o não

Nem sempre conseguirá o objetivo, mas isso não deve ser motivo para desmotivação, pois perder rendimento só atrapalhará negociações futuras, podendo até ocasionar demissão. Assim, se recebeu o não definitivo, continue a empenhar seu trabalho com qualidade que outras oportunidades aparecerão.

Como pode ver por meio dessas dicas, o segredo é se preparar e aprender a negociar, para quem tem muita dificuldade, é importante buscar a constante capacitação, por meio de cursos de oratórias e treinamentos.

(Foto: divulgação)

Reinaldo Passadori
Reinaldo Passadori é fundador e CEO da Passadori Comunicação e Educação, já treinou mais de 80 mil profissionais. Também é autor dos livros: "Comunicação Essencial – Estratégias eficazes para encantar seus ouvintes", "As Sete Dimensões da Comunicação Verbal", "Media Training - Como construir uma comunicação eficaz com a Imprensa e a Sociedade" – Editora Gente e “Quem não Comunica não Lidera" - Editora Atlas.
8 dicas para pedir um aumento salarial 8 dicas para pedir um aumento salarial Reviewed by Redação on 9/04/2018 09:06:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-