campa-insta


Mitos e verdades sobre o uso de enxaguante bucal

Compartilhar no WhatsApp!
Dentista esclarece dúvidas sobre a utilização do produto

(Foto: Getty Images)
O produto é a terceira e última etapa da limpeza bucal, ou seja,
deve ser usado após a escovação e o fio dental
A manutenção da saúde bucal pode evitar doenças, dores e, consequentemente, tratamentos dentários incômodos. Para isso, é importante realizar cada processo da higiene oral com cuidado e atenção. A administração do enxaguante bucal, por exemplo, faz parte da rotina diária de higienização e não deve ser esquecido. 

Segundo Rosane Menezes Faria, dentista da Odonto Empresas, do grupo Caixa Seguradora, muitas pessoas não compreendem a importância do enxaguante para a saúde bucal e não fazem o uso correto. “Esse produto traz benefícios que vão além de deixar um hálito agradável. Quando utilizado corretamente, e como parte de uma rotina completa de cuidados, pode contribuir para evitar problemas como placa bacteriana, gengivite e cárie dentária”, orienta a dentista.

Pensando nisso, a profissional detalha abaixo, mitos e verdades sobre o uso do enxaguante bucal:

É melhor evitar produtos com álcool.

Verdade. Os enxaguantes bucais à base de álcool são mais agressivos à mucosa bucal, causando ardência e ressecamento da boca. “Uma das melhores alternativas são produtos que tenham CPC (cloreto de cetilpiridínio) na fórmula. Esse composto é um antisséptico eficaz na prevenção de placa bacteriana e gengivite”, informa. 

O enxaguante completa a higiene bucal.

Verdade. O produto é a terceira e última etapa da limpeza bucal, ou seja, deve ser usado após a escovação e o fio dental, quando a boca estiver totalmente limpa. As duas primeiras etapas são passos fundamentais para a saúde dental, portanto jamais deverão ser substituídas ou deixadas de lado. O uso único e exclusivo desse produto como forma de higiene bucal não será eficaz quanto as 3 técnicas juntas.

Quanto mais quantidade melhor.

Mito. O ideal é usar apenas 20ml, duas vezes ao dia. “Os bochechos devem durar cerca de 30 segundos e, em seguida, todo o líquido deve ser cuspido. As pessoas que estão em tratamento de doenças periodontais devem seguir a orientação do profissional, que pode recomendar a melhor frequência de uso do enxaguante”, explica.

Engolir o enxaguante pode ser prejudicial.

Verdade. Os componentes do produto são agressivos para o aparelho digestivo, por isso quando ingeridos podem resultar em enjoo ou diarreia. Caso os sintomas permaneçam a pessoa deve procurar orientação médica o mais rápido possível.

É necessário lavar a boca com água após o bochecho.

Mito.  A dica é não lavar a boca com água após o bochecho. “A água pode diluir o produto e reduzir sua função na manutenção da saúde bucal”, finaliza Rosane. 

Fonte: DezoitoCom
Mitos e verdades sobre o uso de enxaguante bucal Mitos e verdades sobre o uso de enxaguante bucal Reviewed by Redação on 8/02/2018 03:30:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-