campa-insta


Saiba como cuidar dos peixes durante o inverno

Compartilhar no WhatsApp!
Escolher a espécie ideal e pequenos cuidados são essenciais

(Foto: divulgação)
O peixe é um animal pecilotérmico, que regula a temperatura
corporal com a do ambiente
No verão, os peixes se tornam muito ativos e demandam alimentação constante. Porém, no período que se inicia, as temperaturas tendem a cair e os dias ficam menores. Os peixes também sentem a mudança nas temperaturas, por isso, pode-se encontrar mais dificuldades para mantê-los saudáveis.

Porém, a escolha correta do animal e o cuidado com o ambiente onde vivem pode fazer toda a diferença na saúde do animal. O veterinário Ricardo Caporossi Junior, especialista em vida aquática e fundador da Genesis Ecossistemas, esclarece cinco dúvidas de como se preparar e escolher a espécie ideal para os lugares mais frios, confira.

Quais o cuidados durante o inverno?

O peixe é um animal pecilotérmico, que regula a temperatura corporal com a do ambiente. No inverno, com a queda da temperatura, o metabolismo dos peixes também cai, tornando-os menos ativos. Portanto, no período frio eles comem menos, nadam menos e respiram de forma mais cadenciada.

Existem peixes que não se adaptam às temperaturas mais frias?

Os peixes se adaptam a diversas temperaturas, porém muitos animais não se adaptam ao clima mais frio. O Lepisosteus oculatus, popular Boca de Jacaré é um exemplo, o Aruanã, entre outros. Mas uma dica boa para evitar desconforto para o animal é a instalação de um termostato no filtro.

O que é importante saber antes de escolher um peixe?

Se a pessoa mora em um lugar em que o frio é muito forte, mesmo que apenas durante o inverno, o peixe ideal que deve ser escolhido é sempre aquele que é resistente às baixas temperaturas, como por exemplo, Carpas e Trutas.

Regiões onde a temperatura é alta e se mantém mais constante o ano todo, o ideal é selecionar peixes tropicais. Assim, eles não se sentem incomodados nem estressados com as altas temperaturas, pois estão acostumados.

Existe como criar um ambiente já preparado para os animais?

Ao construirmos um lago em locais muito frios, já projetamos um sistema de aquecimento para a água. Este recurso utilizamos para o Arowana, que é o peixe amazônico símbolo da nossa empresa. Nesse sentido, existem vários tipos de aquecedores e termostatos para lagos com peixes tropicais.

Outro recurso normalmente utilizado é a construção de lagos em áreas mais profundas, para gerar conforto térmico aos peixes. As pedras também ajudam a aquecer, pois as mesmas captam calor através do sol, principalmente nas margens.

Quais o tipos de peixes ideais para se ter em casa: em lagos e em aquários?

Com suas histórias com os homens, as lendas que existem por trás delas, a longevidade que alcançam, a fácil adaptação, as características únicas de coloração e a grande resistência a vida em cativeiro, as Carpas se tornam ideais para vida em lagos e aquários. Elas são capazes de suportar as mudanças extremas de temperatura e se adequam à vida de uma cidade grande. Essas características tornam as carpas Nishikigoi imbatíveis. Em paralelo podemos citar também alguns peixes como os Kinguios, Pangassius, Lambaris, Coridioras, e outros tantos que se caracterizam pelo comportamento pouco agressivo e territorialista.

Fonte: Denise Delamo
Saiba como cuidar dos peixes durante o inverno Saiba como cuidar dos peixes durante o inverno Reviewed by Redação on 7/19/2018 12:42:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-