campa-insta


Ficar sentado é um dos principais fatores de risco para problemas musculoesqueléticos

Compartilhar no WhatsApp!
Fisioterapeuta lista os 5 erros mais comuns na hora de sentar-se, tanto no trabalho quanto na escola ou universidade

(Foto: Getty Images)
Segundo a fisioterapeuta Walkiria Brunetti, o corpo acaba se acostumando
com as posturas incorretas, porque o cérebro se acostuma
Você já parou para pensar quanto tempo você fica sentado por dia? Em um cálculo rápido, se você contabilizar o tempo de ida e volta ao trabalho, o horário de trabalho, o horário das refeições e as horas em frente a TV, você pode chegar numa média de 11 horas por dia ou mais. Em um dia que tem 24 horas, no qual se dorme em média 8 horas, o tempo que você fica de pé é de cerca de 5 horas ou menos, dependendo do caso. Ou seja, você passa 70% do tempo sentado!

Entretanto, o corpo humano não foi feito para ficar parado e muito menos sentado tantas horas. Estudos mostram que quanto maior o tempo que você fica sentado, maiores os riscos de engordar, desenvolver doenças crônicas e morrer de forma precoce. Mas, além de todos os malefícios de ficar sentado, a questão é que as pessoas se sentam da forma errada, o que agrava ainda mais o problema.

Segundo a fisioterapeuta Walkiria Brunetti, o corpo acaba se acostumando com as posturas incorretas, porque o cérebro se acostuma. “Chega um momento em que o cérebro entende que aquela postura está boa ou se tornou um hábito para aquela pessoa porque não a incomoda. Mas, os efeitos da má postura irão se acumular e podem causar sérios problemas na saúde musculoesquelética”.

Veja agora os 5 erros mais comuns na hora de sentar-se, tanto no trabalho quanto na escola ou universidade:

1.Sentar-se sobre uma das pernas

Esta postura é péssima para a saúde musculoesquelética. Isso porque essa posição sobrecarrega joelhos, quadris e coluna. Leva a um desgaste maior das articulações dos joelhos, principalmente, e ao encurtamento dos músculos dos quadris, coxas e coluna. “Também pode levar à contratura, um processo inflamatório que leva a dores musculares. Além de todos esses malefícios, mulheres com tendências a varizes devem ficar atentas, pois essa posição prejudica a circulação sanguínea nas pernas e pode agravar o quadro”, adiciona Walkiria.

2. Sentar-se com as pernas cruzadas 

Pode até parecer elegante, mas causa um enorme prejuízo para a saúde musculoesquelética. “Prejudica os quadris, podendo levar a um desvio, como também ao encurtamento da musculatura da bacia. Também pode causar dor no nervo ciático e afeta a circulação de sangue nas pernas, aumentado a chance de desenvolver varizes”, diz a fisioterapeuta.

3. Sentar-se na borda da cadeira

Quem nunca sentou na beirada da cadeira para achar certo conforto depois de horas sentado? Entretanto, sentar assim é prejudicial para a coluna, podendo causar um processo inflamatório nos músculos do core (que estabilizam a coluna). “Outro ponto é que esta posição comprime muito a área do cóccix, podendo causar dores na região. A chance de curvar-se para frente também é maior, piorando a cifose (corcunda)”, explica Walkiria.

4. Sentar-se com a cadeira na altura inadequada

Segundo Walkiria, a altura da cadeira, principalmente para usar o computador ou estudar, é fundamental para prevenir dores musculares. Cadeiras em posição muito alta, sem deixar os pés tocarem o chão; ou cadeiras muito baixas, que forcem as pernas contra o chão, são prejudiciais. Aqui as dores podem afetar pescoço, ombros, braços, pernas e costas.

5. Sentar-se sem apoio nas costas

Algumas cadeiras têm um design lindo, porém não são pensadas para dar apoio à coluna. “Sem o apoio correto para a coluna, as dores podem afetar o pescoço, costas e até mesmo o braço. Quando a pessoa tende a vir para frente, também piora a corcunda (cifose), assim como a musculatura abdominal pode ficar mais flácida, dando o aspecto de saliência para a barriga”, diz Walkiria. 

8 passos para sentar-se de forma correta

Escolha uma cadeira ergonômica, com apoio para as costas e braços, além de regulagem de altura;
A altura certa é aquela em que os pés ficam retos no chão, sem pressionar as coxas;
A coluna deve ficar reta, apoiada no encosto da cadeira;
Os joelhos e quadris precisam formar um ângulo igual ou maior que 90 graus;
As dobras dos joelhos devem encostar no assento da cadeira, porém sem fazer pressão;
Os ombros devem estar relaxados com cotovelos próximos ao corpo;
O monitor precisa estar na altura dos olhos, distante cerca de 50 cm do rosto;
A cadeira precisa se encaixar embaixo da mesa, porque cadeiras com braços altos (que não entram embaixo da mesa) obrigam a pessoa a manter-se longe, aumentando a tendência de levar o corpo para frente para digitar.


Acabando com os vícios de postura

Walkiria lembra que quem trabalha sentado, deve se policiar para levantar-se a cada 40 minutos, alongar-se, caminhar para pegar água, etc.

Mas, talvez acertar a posição na cadeira não seja suficiente quando a adoção de posturas incorretas já se tornou um hábito. Com isso, pode ser necessário um trabalho de fisioterapia para corrigir os vícios.

“Podemos trabalhar com a RPG (Reeducação Postural Global). Depois, uma ótima indicação seria o paciente praticar Pilates. O método é excelente para a postura, assim como fortalece os músculos do core que dão estabilidade para a coluna, o que também ajuda a adotar posturas mais saudáveis”, finaliza Walkiria.

Fonte: Agência Health 
Ficar sentado é um dos principais fatores de risco para problemas musculoesqueléticos Ficar sentado é um dos principais fatores de risco para problemas musculoesqueléticos Reviewed by Redação on 5/15/2018 01:59:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-