campa-insta


Sob ótica feminina, ‘Western’ retrata mundo selvagem dos homens

Compartilhar no WhatsApp!
Atuando pela primeira vez, protagonista é destaque do filme

Crítica | Por Thiago Mendes
thiagomendes@portaltelenoticias.com

(Foto: divulgação)
Ator de primeira viagem, alemão Meinhard Neumann é o coração de 'Western'

Repare na fisionomia acima. Note o olhar tristonho e misterioso deste homem. Trata-se de Meinhard Neumann (em cena, apenas Meinhard). Seu personagem é o coração que, pouco a pouco, vai nos prendendo a cada pulsar de ‘Western’, terceiro longa-metragem da diretora e roteirista alemã Valeska Grisebach - o primeiro lançado comercialmente no Brasil. É dela a alma e a mente por trás deste filme tão singular e inquietante.

Meinhard faz parte de um grupo de trabalhadores alemães encarregados dos preparativos para a construção de uma represa na fronteira entre Grécia e Bulgária. A região é pouco habitada, isolada entre florestas e montanhas. Instalados no lado búlgaro, os alemães não estão familiarizados com o idioma local, enquanto os moradores do vilarejo mais próximo tratam os germânicos com desconfiança. Resquício da opressão dos tempos de Hitler.

(Foto: divulgação)
Isolados do mundo, não demora para
os instintos se aguçarem e a competitividade aflorar
Diante deste cenário, é mais fácil compreender o sagaz título que batiza a produção. Em ‘Western’ - que ao pé da letra significa “ocidental”, mas que também corresponde ao faroeste - Valeska reconstrói, de forma particular e habilidosa, os fundamentos do gênero, adaptando seus códigos com extrema sutileza aos dias atuais da história que conta.

Lá estão esses homens estrangeiros, desbravando uma terra desconhecida, trabalhadores braçais rodeados pela natureza, levando adiante o progresso da civilização. Desta vez não através da implementação de ferrovias, mas da represa que garantirá a farta distribuição de água e energia à região. Sem contato com o resto do mundo, não demora para os instintos se aguçarem e a implícita competitividade masculina aflorar. Meinhard, com seu tipo físico esguio, sempre sereno, taciturno e à margem dos demais, é o alvo preferido das brincadeiras um tanto maldosas do grupo, liderado pelo encarregado da obra, Vincent (Reinhardt Wetrek).

(Foto: divulgação)
Misterioso e sempre à margem dos demais,
Meinhard é alvo de brincadeiras maldosas dos colegas
Se o bando é formado por valentões de ocasião, é Meinhard, contudo, o verdadeiro cowboy da história. Não se deixe enganar por seu porte e aparência, ele está nesse jogo da sobrevivência há muito tempo. Não associe, como Vincent e outros tantos, seu jeito calado e pacifista ao de uma presa acuada. Meinhard é, antes de tudo, um observador que porta a frieza dos predadores mais letais.

Confiante, é o único do grupo a montar com autoridade o cavalo que andava à solta pelo lugar, símbolo de um homem em harmonia com a natureza. Destemido, é o primeiro deles a conquistar a simpatia do vilarejo búlgaro, sinal de quem sabe lidar com as situações. Diplomático, chega a bancar o conciliador quando surgem inevitáveis conflitos entre locais e estrangeiros, afinal, parte de seu grupo age exatamente ao contrário dele.

Nesse mundo humanamente selvagem e de relações complexas, tantas virtudes acabam, vez ou outra, despertando o ciúmes e a inveja alheia. Levar umas bofetadas de quando em quando faz parte do jogo. Meinhard, entretanto, é também um camaleão, sabe que só sobrevive porque nunca deixa de se adaptar. Dançar conforme a música é, no fim das contas, a maior especialidade deste personagem estranhamente cativante, surpreendentemente interpretado por um ator de primeira viagem, assim como boa parte do elenco - o que agrega ainda mais valor a esta interessante realização de Valeska Grisebach.

Veja o trailer:
Western (Western) - Alemanha/Bulgária/Áustria, 119 min, 2017
Dir.: Valeska Grisebach - Estreou em 15/3.

As opiniões expressas nessa coluna são de inteira responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do Portal Telenotícias.
Sob ótica feminina, ‘Western’ retrata mundo selvagem dos homens Sob ótica feminina, ‘Western’ retrata mundo selvagem dos homens Reviewed by Thiago S. Mendes on 3/16/2018 08:54:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-