campa-insta


Confira as principais doenças dos olhos causadas pelo excesso de trabalho

Compartilhar no WhatsApp!
Normalmente as pessoas que possuem tarefas com maior nível de atenção, costumam ser os mais prejudicados

Artigo | Por Daniel Belalian
danielbelalian@portaltelenoticias.com

(Foto: Getty Images)
O uso contínuo de computadores, tablets e também smartphones
podem afetar diretamente a qualidade de vida de muitos trabalhadores
O avanço tecnológico traz uma série de avanços para a sociedade moderna e os mais variados ambientes de trabalho, no entanto seu uso de modo errôneo ou então indiscriminado pode trazer uma série de complicações, principalmente para a saúde visão.

O uso contínuo de computadores, tablets e também smartphones em condições adversas no ambiente de trabalho, como umidade relativa do ar, temperaturas, iluminação e também ventilação, podem afetar diretamente a qualidade de vida de muitos trabalhadores. Normalmente as pessoas que possuem tarefas com maior nível de atenção, costumam ser os mais prejudicados.

Pensando nessa questão, produzi o artigo a seguir com o intuito de mostrar quais doenças oculares podem surgir no ambiente de trabalho, confira.

1. vista cansada

A vista cansada não é considerada um real problema de saúde ocular, mas sim uma condição momentânea, que quando ocorre de maneira repetitiva pode trazer uma série de malefícios aos trabalhadores.

Todo e qualquer trabalhador ao ficar focado em determinada tarefa que demanda atenção tende a focar de modo automático no trabalho que está sendo efetuado, isso faz com que o cérebro trabalhe de modo exaustivo para que os olhos continuem focados no que está sendo feito.

Com o passar do tempo, os olhos se tornam doloridos. Quando o trabalho é muito exaustivo problemas como dificuldade de concentração e dores de cabeça podem surgir em decorrência da vista cansada.

2. Olho seco

O olho seco é uma doença tipicamente comum em grandes escritórios e instituições que possuem temperatura controlada por ar condicionada e pouca ventilação.

Nesse tipo de problemas os olhos perdem sua lubrificação natural em decorrência da ausência de umidade do ar no local. Trabalhadores que são atingidos por esse tipo de problema costumam relatar que os olhos começam a arder e os olhos ficam doloridos ao final do dia de expediente.

3. Síndrome da visão relacionada a computadores

A síndrome da visão relacionada ao uso de computadores é relativamente nova e muitas vezes confundida com o problema de vista cansada.

Essa nova síndrome é capaz de afetar toda e qualquer pessoa que passe mais de duas horas em frente ao computador. Esse problema de visão ocorre em decorrência dos pixels presentes nas telas de monitores e notebooks que dificultam os olhos a focarem de modo adequado no que está sendo lido e/ou então escrito. Normalmente os olhos ficam tensos para conseguir um foco adequado.

Essa tensão gera ardência, dificuldades de focalizar a imagem, vermelhidão nos olhos, dores de cabeça e também desconforto em ambientes pouco iluminados. Ocorre também diminuição do número de piscadas, algo motivado pelo esforço feito para focalizar a tela do computador.

Como a função das piscadas é lubrificar o olho, o órgão pode se tornar mais ressecado, aumentando as chances de desenvolvimento da doença que acabamos de citar, o olho seco.

4. Blefarite

A blefarite é uma inflamação crônica que pode ocorrer nas bordas das pálpebras geralmente por algum agente infeccioso ou alérgico.

Essa doença ocular é relativamente comum em operadores de máquinas que emitem radiação, como Raio-X ou ressonância magnética, por exemplo. Além disso, trabalhadores que são expostos a substâncias químicas voláteis como arsênio, também podem desenvolver a doença que se caracteriza pelo surgimento de bolhas ao redor dos olhos que coçam e são dolorosas.

Você já sentiu os sintomas ou então já foi diagnosticado com alguma dessas doenças devido ao seu tipo de trabalho? Como você fez para resolver o problema? É muito importante procurar uma clínica de oftalmologia, pois o médico oftalmologista é o profissional mais indicado para cuidar da saúde dos seus olhos. Deixe um comentário compartilhando sua história com a gente, essa troca de informações é algo extremamente benéfica para todos os nossos leitores.
Confira as principais doenças dos olhos causadas pelo excesso de trabalho Confira as principais doenças dos olhos causadas pelo excesso de trabalho Reviewed by Redação on 1/19/2018 12:16:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-