campa-insta


5 dicas para evitar a pele ressecada no inverno

Compartilhar no WhatsApp!
Dermatologista explica como proteger a pele dos danos causados pelo tempo seco e com temperaturas mais baixas

(Foto: Getty Images)
Pele deve ser bem hidratada, principalmente após o banho,
orienta especialista
Há quem goste do clima frio, mas uma coisa é certa: ele não faz nada bem à pele. A falta de umidade no ar, o vento gelado e os banhos mais quentes e demorados, entre outros fatores que acompanham as temperaturas baixas, contribuem para a perda da oleosidade natural da pele, principalmente a do rosto, que fica mais exposta a tais agressões.

Com essa exposição, ocorrem rachaduras, escamações e vermelhidão na face e em outras áreas do corpo, seguidas de ardor, e, às vezes, até de coceira. O resultado é o aspecto envelhecido da pele e, na maioria dos casos, o incômodo persistente. Diante de tais danos, é necessário adotar alguns hábitos para driblar o efeito do inverno sobre a pele.

Confira logo abaixo as dicas de cuidados e produtos ideais do dermatologista e consultora da Netfarma, Dra. Maria Paula Del Nero, para manter a pele permanentemente hidratada, principalmente nas estações frias do ano.

Não abra mão do protetor solar 

Muitas pessoas acham que esse item é dispensável na ausência de sol ou calor, mas, na realidade, o que ocorre é exatamente o contrário. “O uso do protetor solar é imprescindível em qualquer época do ano, pois além de filtrar o efeito da radiação ultravioleta (UV), ele oferece uma camada a mais de hidratação à pele. E para o rosto, tanto no frio quanto no calor, deve-se utilizar um fator de proteção maior do que 15”, salienta Dra. Maria Paula.

Evite banhos muito quentes e prolongados

Os minutos a mais no chuveiro, principalmente em água com temperatura superior à do corpo, ou seja, acima de 36,5ºC, podem retirar a camada de gordura da pele, que também tem efeito protetor e mantenedor da oleosidade natural. “Esse ressecamento provocado pelos banhos quentes é ainda mais agudo quando combinado ao uso excessivo de sabonetes”, comenta a consultora da Netfarma.

Use o sabonete corretamente

Tanto a aplicação demasiada quanto a escolha inadequada do tipo de sabonete a ser usado no inverno podem irritar e ressecar a pele. “Para pessoas com a pele naturalmente seca, são indicadas as formulações neutras, glicerinadas, hidratantes, compostas por óleos vegetais ou as versões líquidas, que tendem a ser menos ácidas e, portanto, menos agressivas”, afirma a dermatologista.

Hidrate bem a pele após o banho

Em geral, os hidratantes e loções devem ser aplicados logo após o banho, quando os poros estão abertos e, portanto, os produtos podem agir com mais eficiência. “Para que o hidratante penetre profundamente na pele, por meio da movimentação das estruturas mais superficiais da pele, deve-se aplicá-lo, no máximo, até três minutos depois de sair do chuveiro”, recomenda.

Fuja dos tecidos alérgicos

Algumas roupas e até cobertores podem colaborar para o ressecamento e irritação da pele. O destaque vai para as peças produzidas com tecidos sintéticos, pois esses não oferecem boa transpiração e deixam o suor na pele, o que também pode eliminar a barreira de proteção da derme. Logo, ocorre a vermelhidão, sensibilidade e o ressecamento. “Os tecidos que melhor absorvem o suor são os naturais e o Dry Fit”, conclui.

Fonte: Agência Comunicado
5 dicas para evitar a pele ressecada no inverno 5 dicas para evitar a pele ressecada no inverno Reviewed by Redação on 6/19/2017 04:36:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-